Webventure

Adventure Camp promete novidades para circuito 2008


Primeira prova aconteceu em 2002 (foto: Fabio Borges)

Há dez anos a corrida de aventura chegou ao Brasil e um dos circuitos mais famosos dentro do esporte é o Adventure Camp, que acontece todos os anos desde 2002. O evento se realiza em quatro etapas de dois dias, divididas durante o ano.

O Camp é tido como a porta de entrada da corrida de aventura para os interessados. Isso graças a sua estrutura organizacional e também às clínicas de mountain bike, trekking, canoagem, orientação e técnicas verticais dadas sempre no primeiro dia, antes da prova.

O diretor da prova, Sérgio Zolino, foi o idealizador desse esquema de provas curtas com clínicas. “Eu fazia Ironman, e gostava desse esquema de eventos de um dia. Além disso, eu participei de uma prova nos Estados Unidos, o Marlboro Adventure, em que eu tive aulas e aprendi algumas coisas em clínicas, daí resolvi juntar as duas idéias. As clínicas e o evento de um dia”, explica ele, que entrou para o mundo da corrida de aventura na primeira prova que aconteceu no Brasil, o EMA, em 1998.

Isso faz com que os interessados em iniciar o esporte tenham a chance do primeiro contato com ele aliando práticas de iniciação, disputa com equipes de vários níveis, desde profissionais até amadores, e uma prova rápida de concluir, que varia entre 50 e 60 quilômetros

E quem disse que para se iniciar na corrida de aventura é preciso ser adulto, engana-se. Para os pequenos grandes corredores há o circuito Adventure Camp Kids e Teens. Nele participam crianças de 6 a 11 anos, e de 12 a 16, respectivamente. E o principal objetivo é a recreação e não a competição. As clínicas e a prova são todas acompanhadas por monitores especializados.

“O Camp Kids foi feito não só para as crianças que gostam da modalidade, mas também para as pessoas que não queriam deixar suas famílias sozinhas em casa no fim de semana”, conta Zolino.

Em 2006 aconteceu o fato mais interessante para o diretor da prova, em uma etapa no litoral paulista. “Conseguimos reunir mais de 700 pessoas em uma só corrida. Enquanto a primeira prova de aventura do país teve 100 pessoas, nós tivemos 700, dentre adultos e crianças”, relembra.

Temporada 2008 – Este ano o Circuito Adventure Camp começa no dia 15 de março, com as clínicas das modalidades, em Pindamonhangaba (SP), e a prova acontece no domingo, dia 16, dentre as belezas naturais da cidade do interior paulista.

As outras três etapas desde ano não foram definidas, mas a organização promete muitas novidades. “Mas não só a primeira etapa como o ano inteiro vai ter bastante novidade, mas só vamos anunciar no sábado”, diz Zolino.

“Em Pindamonhangaba vai ter bastante descida, um visual lindo e uma prova muito gostosa”, completa.

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi