Areia no trecho de bike da etapa-Brotas. (foto: Eva Prado)
A quarta etapa do Caloi Adventure Camp contou com a participação de quase 500 competidores neste domingo (17/08), na cidade de Brotas, em São Paulo. A corrida de aventura teve ainda outros números impressionantes: foram 250 pessoas nas equipes de apoio, 110 guias e 150 seguranças.
Em vez de chuva, conforme previa a meteorologia, os atletas nfrentaram um dia de muito sol e calor, que dificultou a realização dos trechos de mountain bike e trekking em razão do acúmulo de areia fofa nas trilhas. A etapa contou ainda com as modalidades rafting, técnicas verticais e orientação.
A vitória foi da equipe Mamelucos, que cruzou a linha de chegada à frente das demais. O pódio foi completado pelas equipes Rosa dos Ventos e Landscape. A quinta e última prova do ano do Caloi Adventure Camp segue com data e local em sigilo. Mas a tendência é que ela ocorra no litoral paulista.
A etapa – Na noite de sábado, os competidores receberam mapas instruções para a corrida de aventura. Começava aí a formulação de estratégias decisivas para o resultado final. A largada aconteceu às 9 horas de domingo, na praça central da cidade de Brotas. Para começar, foram oito quilômetros de trekking.
Cerca de uma hora e meia depois, as primeiras equipes chegaram à Área de Transição (AT1) para iniciarem o rafting no rio Jacaré Pepira, que apresentou trechos de remanso e corredeiras. Mais duas horas e outra AT, desta vez para a troca dos barcos por bicicletas. O percurso para os bikers foi de 19 quilômetros.
Ao finalizarem o trecho, apenas as equipes que chegaram até as 14h50 puderam continuar na prova. As demais tiveram de retornar ao posto de controle anterior e não participaram do rapel em um paredão de 37 metros e difícil acesso.
Camp – Paralelamente à corrida de aventura, foi realizado um curso sobre o esporte para iniciantes. A clínica aconteceu na cidade vizinha de Dourado. Uma equipe de deficientes visuais participou das cinco modalidades ensinadas.
Este texto foi escrito por: Webventure