Junto com a Adventure Fair, feira de esportes e turismo de aventura que acontecerá entre os dias 7 e 11 de agosto na Bienal do Ibirapuera, acontece também o Adventure Congress, evento que reúne aventureiros das diversas modalidades e, neste ano, contará com a presença de alguns ícones brasileiros da aventura como Amyr Klink e Waldemar Niclevicz.
Diversos assuntos serão abordados nas 17 palestras agendadas como expedições, situações de risco na aventura, cicloturismo, orientação, caminhadas, montanhismo, aventuras nas regiões polares, ecoturismo, esporte solidário e corrida de aventura, além da apresentação dos destinos Peru, Patagônia e Antártida.
Neste ano, os interessados em participar do Adventure Congress não pagarão nada além do ingresso da feira (R$ 12). Basta fazer a inscrição pelo site www.adventurefair.com.br e confirmar presença 15 minutos antes da apresentação.
Palestrantes – Entre os palestrantes estão o navegador Amyr Klink, que foi o primeiro a completar a travessia Atlântico Sul em um barco a remo (1984). Ele também fez uma viagem solitária à Antártica a bordo de um veleiro (1989), viajou mais uma vez sozinho para circunavegar o Continente Antártico em 79 dias (1999) e em 2003 fez a Circunavegação Polar, assunto de sua apresentação no Adventure Congress, no dia 7, a partir das 19 horas.
O alpinista Waldemar Niclevicz, outro conhecido aventureiro, também falará sobre a expedição Projeto Mundo Andino, que percorrerá 7,5 mil quilômetros pela Cordilheira dos Andes, até março de 2007. Com o apoio de vídeos e slides, Niclevicz falará para o público sobre o Fascinante Mundo Andino, natureza e habitantes da cordilheira, captados nas quatro expedições já realizadas para o local.
A expedição é feita a bordo de um caminhão 4×4 e tem como objetivo escalar mais de 100 de suas principais montanhas e, com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, identificar problemas e buscar soluções para melhorar a qualidade de vida população e do meio ambiente andino. A palestra será realizada no dia 8, a partir das 19 horas.
Palestras sobre bike – Para os amantes do pedal, o Adventure Congress oferecerá duas palestras sobre cicloturismo. A primeira será no dia 8, às 16 horas, com Eliana Garcia, bióloga e educadora ambiental, que pedala há 15 anos, e Rodrigo Telles, guia de turismo ecológico, fotógrafo e montanhista, que viaja de bicicleta desde 1997. Fundadores do Clube de Cicloturismo do Brasil, entidade sem fins lucrativos, com objetivo de divulgar e difundir a prática da atividade no país, participam da Adventure Fair desde 2000 e nesta sexta edição contarão sobre suas pedaladas pelo Brasil e pelo mundo.
Qualquer pessoa de qualquer faixa etária pode viajar de bicicleta, desde que faça a escolha do equipamento adequado, uma correta preparação técnica e física e, acima de tudo, um planejamento bem executado. O cicloturismo vem se difundindo bastante no Brasil nos últimos anos, uma vez que existem no país roteiros fantásticos a serem explorados por quem quer começar a se aventurar de bicicleta, diz Eliana Garcia.
Dicas sobre cicloturismo também serão dadas por Paulo de Tarso, presidente do Sampa Bikers, grupo inicialmente formado por amigos que decidiram se encontrar uma vez por mês para pedalar próximo à capital paulista. Hoje, o Sampa Bikers organiza passeios de 50 km na cidade de São Paulo, além de viagens e competições. No dia 10, às 19 horas, Paulinho falará sobre o planejamento de viagens de bicicleta, como chegar ao destino, como transportar a bike em avião, trem, ônibus ou carro, o que levar, onde ficar, além dos melhores roteiros no Brasil e no exterior.
Montanhismo – O montanhismo também será tema de duas apresentações no Adventure Congress. No dia 8, às 20h30, Rodrigo Raineri, instrutor de escalada em rocha e gelo, escala há 15 anos e é sócio-diretor da Grade VI Companhia de Aventuras, junto com o também montanhista Vítor Negrete, falará sobre como aventurar-se com segurança em caminhadas, escaladas e expedições para altas montanhas. Para noções básicas de preparação para a prática do montanhismo, o visitante poderá conferir a palestra de Armando Camoleze, no dia 10, às 17h30.
Como lidar com situações de risco nas atividades de aventura será o tema da palestra do doutor Marcelo Demarzo, médico especialista em medicina de família e comunidade e instrutor fundador do Núcleo de Primeiros Socorros da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP), no dia 7, a partir das 20h30. Demarzo falará sobre a segurança nas atividades de aventura, uma vez que o risco é inerente aos esportes e ao turismo, e dará dicas e recomendações de prevenção de acidentes e agravos nas atividades, além de como agir em situações de emergência.
Orientação – No dia 8, às 17h30, José Otávio, fundador da Confederação Brasileira de Orientação, apresentará as regras básicas e a estrutura do esporte orientação. Já no dia 9, às 14h30, Ana Paula Brasil, editora da revista Adventure, falará sobre o potencial ecoturístico do Brasil, além de destacar a importância e responsabilidade dos meios de comunicação e os diferentes aspectos da cobertura jornalística de provas de aventura e expedições. No dia 09, às 20h30, Milton Dines falará sobre ecoturismo e aventura de mínimo impacto.
A solidariedade no esporte será o tema abordado por Tânia Mara Carvalho, criadora do projeto Idéia fixa por um sertão sem fome, que tem como objetivo levar alimentos, roupas e água para populações do sertão brasileiro. Tânia falará no dia 10, às 17h30, sobre suas experiências durante as viagens já realizadas para a entrega dos produtos arrecadados.
No último dia da feira, o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre corridas de aventura, em palestra ministrada por Said Aich, organizador do Ecomotion, atualmente a maior corrida de aventura brasileira.
Este texto foi escrito por: Webventure