Nos cinco dias de Adventure Fair estiveram presentes 64.200 pessoas e foram gerados R$ 75 milhões em negócios, 15% mais que em 2003, número que superou a expectativa da Promotrade, organizadora do evento. A feira aconteceu entre 6 e 11 de agosto, na Bienal do Ibirapuera em São Paulo (SP).

O planejamento deste ano foi voltado para o trade no primeiro dia, de modo a atrair um público mais qualitativo. “Estamos felizes pela boa aceitação dos expositores em relação ao evento. A Adventure Fair cresceu em faturamento e no nível de seus visitantes, muitos deles vindos de cerca de 10 países”, disse Sérgio Bernardi, diretor da Promotrade.

Alguns exemplos que comprovam o sucesso da feira. A Kailash, marca de roupas e acessórios, obteve um aumento nas vendas de cerca de 60% nos dois primeiros dias de 2004, comparados ao mesmo período do ano passado. Já a Curtlo acredita que em 2004 a qualidade do público prevaleceu ante a quantidade. “O dia do trade foi bastante positivo”, opinou. “Nossa previsão é fechar o ano com 25% de crescimento”, disse Fernando Oliveira, diretor da empresa.

A Adidas e a Salomon estiveram em estande único na Adventure Sports Fair e também têm motivos para comemorar. “A feira foi boa não só para consolidar a imagem da marca como para estreitar contatos com lojistas”, disse Daniel Comerian, gerente da marca.

Calçados também tiveram sucesso – Já a Tribo dos Pés, revelou que as vendas diretas diminuíram, mas os contatos fechados durante a feira foram bem maiores do que em outros anos.

A Timberland preparou uma ação inovadora na feira: um test drive dos calçados da marca, com o objetivo de interagir com os visitantes. “Realizamos mais de 1.500 testes, o que nos proporcionou um excelente retorno dos lançamentos”, informou o gerente de varejo da marca, Gustavo Brandão.

No mercado de aventura desde junho, a Try On, fabricante gaúcha de calçados, decidiu participar da Adventure Sports Fair em função do novo posicionamento da empresa. “Já estávamos acompanhando este segmento e percebemos que ele cresce a cada ano no Brasil, por isso decidimos investir”, explica Gabriel Klauck Moraes, gerente da marca.

A Fiat, patrocinadora da Adventure Sports Fair desde 2001, montou uma pista exclusiva para a demonstração da sua nova linha Adventure e colocou os modelos Palio, Strada e Doblò com instrutores, que levavam os visitantes para dar uma volta e superar os obstáculos.

“Mais uma vez atingimos nosso objetivo, que era mostrar o potencial dos carros. Neste ano mudamos a estratégia e juntamos o estande com as ações, o que foi muito positivo. Fizemos mais de 1.500 testes na pista da Adventure Sports Fair”, diz Felipe Novaes, coordenador de publicidade e promoções da Fiat.

A outra pista de off road da Adventure Sports Fair foi uma parceria da GM, DPaschoal, Goodyear e Bardahl. Com mil metros quadrados, a pista oferecia diversas dificuldades para os condutores, como pedras, buracos, ponte de toras e desníveis no piso, entre outros.

Esta foi a segunda vez que a GM participou da feira e já decidiu voltar em 2005. “Neste ano a feira estava menos tumultuada e as pessoas puderam visitar os estandes com mais tranqüilidade. Os empresários deixaram para vir na segunda-feira e foi bem interessante. Durante o evento realizamos, em média, 400 test-drives por dia”, contou Rogério Sasaki, gerente assistente das marcas S-10 e Blazer.

A Griffe Jeep Clube do Brasil, que participa desde a primeira edição do evento. Para eles, o setor de aventura está crescendo muito no Brasil e para isso o parâmetro são as montadoras, que aumentaram seus lançamentos em veículos off road.

A Bardahl, líder do mercado brasileiro de aditivos automotivos, mostrou-se bastante satisfeita com a Adventure Fair. No estande da empresa, os visitantes puderam conhecer o Power Off-Road, aditivo para motores à gasolina e diesel pioneiro no Brasil.

Este ano, a Caloi preferiu investir na consolidação da marca, ao invés de se preocupar apenas com a apresentação da linha 2005. Além de mostrar toda a linha de bicicletas profissionais, montou o Caloi Arena Park, pista de mountain bike no Adventure Park, em que os visitantes tinham bicicletas da marca à disposição para testar nos obstáculos como pedras, ponte de madeira, subida, descida e curvas fechadas. O test drive atraiu uma média de 500 pessoas por dia, somando cerca de três mil participantes.

“Esta foi a melhor experiência da Caloi na Adventure Sports Fair”, resumiu Eduardo Romão, gerente de marketing da Caloi. A empresa participa da feira desde sua primeira edição, em 1999. “Para a edição do próximo ano, acreditamos no fortalecimento do setor de bicicletas, com a presença de mais empresas”, destacou Romão.

Outra marca nacional, a Sundown Bikes, teve que antecipar os lançamentos para participar da feira. “Como somos uma indústria brasileira e não dependemos de produtos importados, aceleramos o desenvolvimento das bicicletas e conseguimos fabricá-las para o evento. Apresentamos 10 bicicletas profissionais e já podemos concorrer diretamente com as importadas”, explica Caio Salerno, gerente de desenvolvimento de produto da Sundown.

Números das atrações do público – Além das pistas de off road e de bike, que atraíram 4 mil e 1.500 pessoas, respectivamente, outras atrações para o público apresentaram números expressivos. O tanque de mergulho, patrocinado pela TAM Viagens e Água Crystal, teve cerca de 400 pessoas durante a Adventure Sports Fair.

Já o de caiaque, que contou com apoio das duas empresas e da Brudden Náutica, recebeu aproximadamente 500 visitantes. A parede de escalada indoor, de nove metros de altura montada pela Casa de Pedra, foi usada por 800 pessoas e o circuito de técnicas verticais e horizontais, criado pela Alaya Expedições, por mil aventureiros.

O I Fórum Interamericano de Turismo Sustentável também foi motivo de sucesso da feira, consolidando o evento neste ano como o palco das discussões do turismo de aventura no continente americano também graças ao sucesso do .

A iniciativa foi um marco no debate e implementação da certificação do turismo, sendo a primeira vez que as entidades, governamentais ou não, mais representativas e empresas de grande importância do setor se juntaram para discutir sobre temas ligados à sustentabilidade.

Sérgio Bernardi, diretor da Adventure Fair, quer viabilizar para a sétima edição da feira uma troca de experiências ainda maior sobre sustentabilidade, com a meta de trazer as experiências em certificação de boa parte dos 25 países latino-americanos.

Cerca de 700 pessoas acompanharam as discussões e trocas de experiências do FITS nos dias 6 e 7 de agosto, com conferencistas e entidades que já têm trabalhos de certificação em turismo sustentável. Representantes de 14 estados brasileiros e de sete países (Costa Rica, Equador, Guatemala, Peru, Argentina, Canadá e Estados Unidos) estiveram nas atividades do FITS.

As discussões sobre sustentabilidade e certificação turística ganharam peso ainda maior com a presença dos ministros Walfrido dos Mares Guia, do Turismo, e Marina Silva, do Meio Ambiente. As duas autoridades assinaram na noite de segunda-feira, dia 9, um acordo de cooperação entre as pastas, para promover o turismo no Brasil.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: agosto 14, 2004

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Redação Webventure
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