Os amantes de off-road poderão fazer testes-drive nos veículos que estiverem à disposição. (foto: Divulgação)
Na última quarta-feira (28/07) foi realizada uma coletiva online sobre o lançamento da 6ª edição da Adventure Sports Fair, a maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina, que acontecerá entre os dias 6 e 11 de agosto na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
Participaram Sérgio Bernardi, diretor da Promotrade, empresa organizadora da feira; Sylvio Ferraz, diretor da TAM Viagens; e Mário Mantovani, diretor do Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável (CBTS), integrante da comissão organizadora do Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS) e diretor de relações institucionais da Fundação SOS Mata Atlântica.
Por mais de uma hora eles falaram sobre as novidades da feira para este ano, as expectativas e tudo o que gira em torno de um evento grandioso como a Adventure Sports Fair.
Expectativa – São esperados 70 mil visitantes em 2004. Estarão presentes 275 expositores, divididos em 24 mil m². De acordo com Sérgio Bernardi, da Promotrade, a ordem de crescimento das pessoas que aderem aos esportes de aventura é de 20% ao ano e o crescimento das empresas de acessórios esportivos chega a 80% por ano.
Os valores gerados no evento este ano também tendem a aumentar. Acreditamos que o volume de negócios crescerá em torno de 10% em relação a 2003, quando tivemos uma movimentação de 65 milhões de reais, afirmou Bernardi. “A indústria de equipamentos e acessórios para aventura movimenta algo em torno de 400 milhões de reais ao ano”, completou.
Interação – Por conta desse crescimento, a feira vem com a preocupação de apresentar ao visitante os esportes de aventura, conforme explicou Sérgio Bernardi. Para isso, no Adventure Park (uma área interna destinada à prática de alguns esportes), poderão ser praticados tirolesa, escalada, rapel e arvorismo, e ainda mergulho em tanque de água, canoagem, manobras em pista de bike e off-road indoor, em duas pistas que serão montadas para que as pessoas tenham contato com o mundo da aventura.
As palestras do Adventure Congress também ajudarão os participantes a entender melhor cada atividade. Entre os palestrantes estão grandes nomes da aventura, como Amyr Klink (velejador), Waldemar Niclevicz (montanhista), entre outros.
E para até quem não pratica aventura, mas gosta da moda, também haverá atração. O Adventure Fashion mostrará novos produtos, como roupas e acessórios, com um desfile na Bienal.
A Adventure Sports Fair terá este ano um pavilhão exclusivo de Turismo Sustentável e Meio Ambiente, com participação de ONGs e de quatro Ministérios (Meio Ambiente, Esportes, Turismo e Cultura.
Com o aumento da preocupação com a sustentabilidade, a Adventure Sports Fair também abrigará o I Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS), nos dias 6 e 7 de agosto, que visa promover discussões e troca de experiências sobre turismo sustentável.
A feira funciona também como ponto de referência do Conselho Brasileiro de Turismo Sustentável, e é o local escolhido para abrigar uma Assembléia Nacional anual. O turismo sustentável é a única possibilidade para que o mercado cresça de forma saudável. A Feira tem um papel determinante para viabilizar a articulação de todos os agentes deste mercado, diz Bernardi.
Novidades de Turismo – E como não poderia deixar de ser, o setor de turismo de aventura estará fortíssimo este ano, ainda mais sendo a TAM Viagens a patrocinadora oficial do evento. Mas, além de venda de pacotes turísticos, o espaço será usado com outros propósitos. A feira também servirá de foco para a discussão da regulamentação e certificação do turismo, diz Bernardi.
A TAM está investindo no setor de ecoturismo confiante. Segundo a Organização Mundial do Turismo, o turismo ligado à natureza cresce no mundial cerca de 20% ao ano, enquanto o turismo convencional tem taxas positivas de 7% ao ano. Segundo a Embratur, o turismo em geral movimenta 30 bilhões de dólares por ano, crescendo 8% ao ano. O turismo de aventura, ainda segundo a Embratur, representa 15% deste montante.
De acordo com Sylvio Ferraz, diretor da TAM Viagens, é preciso mostrar mais o Brasil para os próprios brasileiros. É preciso divulgar primeiramente nossos roteiros de ecoturismo dentro do Brasil, para depois levá-los aos estrangeiros, conta. Os principais destinos que a TAM tem seu foco no momento são Fernando de Noronha, Pantanal, Bonito, Jericoacoara e Vale do Cariri.
Com todo esse sucesso, a organização da feira já pensa e expandi-la para outros estados e até mesmo outros países. Mais informações sobre a Adventure Sports Fair podem ser obtidas no site www.adventurefair.com.br.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: julho 29, 2004