Mostrar para as pessoas que o esporte de aventura é algo acessível e oferecer, também para os aventureiros “profissionais”, uma gama de produtos e serviços de qualidade. Este é o principal objetivo da Adventure Sports Fair, a maior feira de esportes de aventura da América Latina, que acontece de 8 a 12 de novembro, em São Paulo.
“Muitas pessoas não sabem que podem aliar o lazer à prática esportiva ligada à natureza. Como se fala muito em ‘esportes radicais’, há a impressão de que para fazer esses esportes é necessário ter muita técnica e preparo. Na verdade, qualquer um pode fazer rafting ou trekking, por exemplo. O ‘radical’ é o extremo dessas práticas”, explica Sérgio Franco, organizador da feira que foi lançada ontem na Serra da Cantareira, em São Paulo.
Para ajudar a entrar no clima de aventura, os participantes do lançamento tiveram a oportunidade de praticar esportes como rapel e escalada na pedreira do Dib, cavalgada por trilhas da serra e mountain bike. Muitos nunca tinham praticado nenhum tipo de esporte de aventura.
Depois de toda essa adrenalina, foram anunciadas novidades para a Adventure Sports Fair 2000. A primeira delas, é um aumento de 70% na área da feira em relação ao ano passado. Será utilizado, este ano, um andar a mais do pavilhão da Bienal do Ibirapuera, além uma área externa.
Haverá também atrações diferenciadas, como a exposição das descobertas feitas por pesquisadores do Rio de Janeiro sobre dinossauros no Brasil. Haverá ossadas dos animais, além de explicações sobre o trabalho dos pesquisadores.
Dentre os lançamentos programados para a feira, destaca-se o primeiro overcraft fabricado no Brasil. O overcraft é um carro “anfíbio”, que pode ser utilizado tanto no asfalto quanto na água.
Aventureiros profissionais – Para permitir a integração desses públicos, foi criado o Adventure Congress. Estarão dando palestras sobre esportes de aventura, expedições e turismo, profissionais, atletas e aventureiros especialistas em cada área.
“As pessoas poderão perceber que não é necessário ser um super-homem para enfrentar aqueles desafios. Muitos chegam até a se emocionar com estas palestras e encontram dentro de si a possibilidade de também fazer algo diferente em suas vidas. Quando saírem da palestra, com vontade de praticar determinado esporte ou ir a algum lugar, encontrarão as melhores empresas para prestar esses serviços”, afirma Franco.
Além das palestras, haverá debates sobre esportes, turismo e mercado de aventura. Já estão confirmadas atrações como Heloísa Schurmann, da família Schurmann, debatendo a participação das mulheres na aventura, e Laurent Maubré, expert em corridas de aventura e idealizador da Eco 2000.
Quem tiver interesse em participar das palestras, deverá entrar em contato com os organizadores da feira pelo site www.adventurefair.com.br, a patir de agosto. O preço para participar das palestras será de R$15,00. Haverá, porém, pacotes promocionais para quem tiver interesse em ver mais de uma palestra. Estes pacotes também serão anunciados no site em agosto. Em julho, porém, já estrão no ar os nomes e perfis dos palestrantes.
Acão – Quem participar da feira poderá experimentar a emoção dos esportes de aventura sem sair do Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. Dentro da Adventure Fair, haverá uma cachoeira onde será possível a prática de canyoning. Também serão encontrados paredões para escalada e simuladores de vôo de helicóptero. Na área externa, a grande novidade é o simulador de queda livre, onde as pessoas poderão sentir todas as emoções de um salto de pára-quedas.
Informações gerais
Adventure Sports Fair
Data:08 a 12 de novembro de 2000
Local : Pavilhão da Bienal do Ibirapuera
Preço: os ingressos para a feira custarão R$10,00 e poderão ser comprados no próprio local
Este texto foi escrito por: Débora de Cássia Pinto