A organização da Adventure Sports Fair previa antes da feira um aumento em torno de 15% no volume de negócios para a edição 2005. Segundo a Promotrade, empresa responsável pela feria, o giro seria de R$84 milhões. Essa previsão foi ultrapassada em mais de R$ 1 milhão, mas o grande salto da maior feira de esportes de aventura da América Latina foi no sentido de melhorar a qualidade da exploração do turismo de aventura no Brasil, em várias frentes.
Entre os assuntos em pauta do Adventure Congress estão a regulamentação das operadoras de turismo ecológico e de aventura, o lançamento de um manual e a criação de uma aliança entre as associações latino-americanas. O evento ainda reuniu o II Simpósio de Certificação de Turismo de Aventura do Ministério do Turismo e a I Mostra Brasileira de Filmes de Aventura & Turismo.
“Hoje, a Adventure é referência no mercado outdoor não só no país como na América Latina. Prova disso foi a maciça presença de outros países na feira deste ano”, afirmou Sérgio Bernardi, diretor da Promotrade.
Visitação – Segundo a organização, os cinco dias de feira reuniram 72 mil pessoas, que puderam conhecer as novidades em equipamentos e acessórios, além de conhecer a mídia especializada no meio e cada vez mais destinos de aventura com um nível crescente de profissionalismo nos serviços.
“Acredito que, com a discussão avançada da regulamentação e normas, o país, que dispõe de tantas opções para a prática de atividades de aventura, possa atrair cada vez mais turistas estrangeiros, que buscam, além dos nossos atrativos naturais únicos, destinos confiáveis”, comentou Bernardi.
Esse crescimento atingiu os setores de equipamentos também, segundo o diagnóstico do diretor. “Este ano ficamos surpresos com o significativo aumento da visitação, que chegou a 6.800 profissionais, demonstrando o acerto da iniciativa e o amadurecimento do mercado.”
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 1, 2005