A sexta edição da Adventure Fair, maior feira de turismo e esportes de aventura do Hemisfério Sul, terá muitas novidades para os turistas que desejam conhecer as trilhas e destinos do Brasil e do mundo. Além de contar com a participação de secretarias municipais e estaduais de turismo e operadoras de viagens, a feira também será sede do Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS). Antecipado para o mês de agosto, o evento acontece entre os dias 7 e 11 no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
Paraná, Bahia, Rio de Janeiro, Paraíba, Recife, Mato Grosso do Sul e São Paulo são os estados que já confirmaram presença e terão estandes para apresentar seus destinos de ecoturismo e para prática dos esportes de aventura. As cidades do interior paulista Analândia e São Luiz do Paraitinga e Delfinópolis (MG) garantiram espaços exclusivos para mostrar seus atrativos.
Diversas empresas apresentarão seus produtos de turismo de aventura. A Bixo do Mato, de Analândia, criou uma oficina de aventura voltada para escolas, que será lançada na Adventure Fair. A oficina é dividida em dois módulos: um para crianças de 8 a 14 anos, com foco em educação ambiental e caminhada na mata, com acompanhamento de geólogo e biólogo; e outro para jovens acima de 15 anos que ensina técnicas de acampamento e esportes verticais (rapel, arvorismo e escalada).
Com diversas atividades de aventura no sul da Bahia, o Eco Resort mais uma vez montará um estande na Adventure Fair. Com cerca de 160 mil m2 em Arraial dAjuda, o parque aquático ecológico tem capacidade para receber cinco mil pessoas por dia e possui 169 apartamentos. Os hóspedes podem fazer todos os esportes de aventura disponíveis no parque, como escalada, rapel, tirolesa, arvorismo e passeios náuticos, ecológicos e a cavalo.
Destinos no exterior – Além dos diversos destinos brasileiros que serão expostos na Adventure Fair, alguns expositores mostrarão opções fora do país. A Maison de La France, organismo institucional de promoção turística da França, mostrará os destinos para atividades esportivas e de ecoturismo. O tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, também será uma das atrações da feira. A Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago, que tem como objetivo auxiliar e informar as pessoas que pretendem fazer o caminho, também emite a credencial do peregrino, documento gratuito que dá acesso aos albergues ao longo do percurso.
Para quem gosta de extremos, as expedições para o fim do mundo são uma boa opção. A Antarctica Expeditions organiza viagens para a Península da Antártida, Ilhas Malvinas e Geórgia do Sul, em barcos quebra-gelo e com especialistas a bordo. Estes dão aulas sobre o meio ambiente, com saídas diárias em barcos de borracha para visitar pingüineiras e bases científicas na Antártida. A grande novidade é a saída para dormir uma noite acampando no gelo.
Este texto foi escrito por: Webventure