Webventure

Adventure Sports Fair leva turismo de aventura para a Bienal


Visual da feira no ano passado (foto: Luciana Oliveira)

Em sua sexta edição, a Adventure Fair vai mostrar várias opções de cidades para tursimo e esportes de aventura no Estado de São Paulo. O objetivo é incentivar paulistas e até mesmo turistas de outros estados a conhecerem um pouco mais de um dos principais estados brasileiros. A Adventure Sports Fair acontece entre os dias 7 e 11 de agosto no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Entre os locais que oferecem atividades para os aventureiros estão Analândia, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Brotas, Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), a Estrada Real, que passa por algumas cidades paulistas, além de outros municípios que estarão juntos no estande da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo.

O destaque fica por conta da praia de Maresias, localizada no município de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, e conhecidíssima pela tribo do surf. Lá, as operadores oferecem passeios pela Mata Atlântica, com trilhas para trekking, que terminam em cachoeiras onde praticantes de rapel, tirolesa e cascading (descidas em cascatas ou cachoeiras) podem se divertir em paredes de mais de 50 metros de altura, sendo supervisionados por uma equipe qualificada.

Outra atividade é o “Hope Swing”, que é o salto por uma ponte seguido de movimentos pendulares de 30 metros em alta velocidade. Além disso, o turista pode fazer um passeio pela tribo indígena Rio Silveiras, onde serão conhecidos seus costumes e cultura.

Estâncias climáticas – A estância climática de Analândia é considerada uma cidade com um dos maiores pontos de escalada esportiva do Estado, com destaque para o Morro do Cuscuzeiro e o Morro do Camelo. A Bixo do Mato lançará uma oficina de educação ambiental voltada para escolas e crianças com o intuito de incentivá-las a estarem em contato com a natureza.

Já a Estância Turística de São Luiz do Paraitinga será destaque em dois estandes. O Refúgio Ecológico das Cachoeiras, que fica em Catuçaba, apresentará a Trilha das Sete Cachoeiras, que tem sete quilômetros e quedas d’água que variam de dez a 40 metros de altura, além de um trecho de trilha “zen”, para visitantes que buscam equilíbrio psicofísico.

O Refúgio oferece também banhos em piscinas naturais, em duchas ecológicas com águas de mina, almoço caseiro e descanso em redes espalhadas pelo local. A Secretaria de Turismo é o outro representante da cidade e mostrará em seu estande as opções para prática de esportes de aventura, como rafting, trekking e canoagem, além de características culturais da região, como as danças e festas folclóricas.

Parques e Estrada Real – A cidade de Iporanga é portal de entrada para o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira), localizada no sul do Estado, mantém três dos quatro núcleos de visitação do parque, que são os de Santana, Casa de Pedra e Ouro Grosso. Em Apiaí está o núcleo de Caboclos. A região tem mais de 300 cavernas mapeadas, onde é obrigatório o uso de capacetes equipados com lanterna, além de estar acompanhado por um guia credenciado.

Já o Instituto Estrada Real, de Minas Gerais, pretende fomentar o turismo e os negócios nas cidades por onde passavam o ouro e diamantes no auge da mineração, no século 18. No Estado de São Paulo, os municípios Areias, Cachoeira Paulista, Silveiras, Lorena, Cunha, Guaratinguetá são cortados por estradas reais, que também passam por outros municípios no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Em sua quinta participação na Adventure Fair, a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo novamente reunirá cidades do estado paulista que oferecem roteiros de ecoturismo e esportes de aventura. São elas: Socorro, Atibaia, São Pedro e o Pólo Cuesta (Pólo de Desenvolvimento Regional de Turismo), que abrange mais dez municípios, entre eles Botucatu, Bofete, Areiópolis, Anhembi, Paranapanema, Pratânia, São Manuel, Pardinho, Conchas e Itatinga, dividirão o espaço do estande.

Este texto foi escrito por: Webventure