Ciclista intensifica treinamentos para expedição (foto: divulgação)
Fazer essa viagem é a realização de um sonho, empolga-se o ciclista Arthur Simões Cardoso, 24 anos, ao falar do projeto Pedal na Estrada. Após um ano entre o esboço do projeto e a efetiva partida, Arthur iniciará sua volta ao mundo em uma bicicleta no dia 3 de abril, do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, passando por 35 mil quilômetros em 28 países.
A combinação entre sua paixão pelo ciclismo, a vontade de viajar e o posicionamento crítico perante o sistema educacional brasileiro, levou o recém-formado advogado e professor de yoga ao projeto Pedal na Estrada, de sua autoria, que terá aproximadamente dois anos e meio de duração.
Ele percorrerá diferentes regiões com o objetivo de que sua aventura contribua para que os jovens se interessem pelos estudos e os aspectos social, cultural, ambiental e histórico de cada região a ser visitada.
Motivação – Segundo Arthur, está na hora de mostrar que educação tem que vir de dentro e não de fora; que aquilo [estudo] tem utilidade, e criar um trabalho motivacional para o aluno. Com essa iniciativa o aventureiro pretende mostrar que o estudo pode e deve ser prazeroso.
Do Brasil a Inglaterra, Arthur passará por países peculiares como Irã, Líbia e Argélia com o intuito de olhar de perto regiões muito estigmatizadas ou pouco conhecidas. Eu quero discutir um pouco os paradigmas. Será que o Egito é só pirâmide? Será que quando você está andando na Argélia alguém vem cortar a sua garganta?, indaga o ciclista. Por esse motivo os Estados Unidos não foram incluídos em seu roteiro, pois são muito mapeados, explica.
A parceria com escolas e Instituições e o patrocínio viabilizaram social e financeiramente o projeto. A Instituição Brasil Solidário, por exemplo, tem 200 escolas filiadas e irá repassar a todos esses alunos o material produzido, mesmo para aqueles que não possuem internet. As informações da viagem serão oferecidas por meio de textos, fotos e vídeos, transmitidas pelo site do projeto e por e-mail (formato newsletter) para aqueles que se cadastrarem. As Instituições parceiras, assim como todos os interessados, irão receber gratuitamente o material.
Para se preparar para a pedalada diária de 60 a 70km durante o percurso, Arthur intensificou o treinamento físico e se habituou ao peso de sua nova bicicleta, que carregará 30 quilos nos alforjes (bagageiros laterais específicos para bike).
A bagagem inclui itens como peças de reposição e ferramentas para bicicleta, barraca de quatro estações, saco de dormir projetado para temperaturas mais frias, fogareiro, roupas, luvas, tudo projetado especificamente para aventuras como esta. Além da parte física, o ciclista trabalhou bastante o lado psicológico com a prática de yoga, que segundo ele ajuda a manter o equilíbrio e o foco.
Palestras – Arthur tem feito palestras para alunos das instituições parceiras, a fim de esclarecer o que é e como será realizado o projeto. O resultado, segundo ele, foi positivo e os jovens se mostraram bastante entusiasmados. O projeto nos incentiva a correr atrás de nossos sonhos, afirma Amanda Sampaio, 16 anos, estudante do colégio Mackenzie.
Para obter mais informações e acompanhar a viagem de Arthur acesse o site oficial www.pedalnaestrada.com.br. Os interessados poderão assistir a largada na segunda-feira, dia 03/04, no Monumento às Bandeiras, na praça à frente do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). Alguns cicloturistas irão acompanhá-lo durante os primeiros quilômetros.
Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim