O dia de hoje em Brotas (SP) foi uma verdadeira prova para algumas das equipes brasileiras que estarão competindo na Expedição Mata Atlântica 1999 (EMA). A vitória final ficou com a equipe AGG-Brasil Webventure formada por Adriana Nascimento, Guilherme Cavallari e Fabio Bernardino, substituindo Giorgio Zoffoli, terceiro membro oficial do time que se contundiu em treinamento para a EMA. A equipe completou o percurso de cerca de 40 quilômetros em aproximadamente cinco horas e meia. Estamos bastante satisfeitos com o resultado, embora tenha sido uma prova curta e de muita velocidade, deu para sentir como está indo nosso treinamento. Mesmo sem o Zoffoli, que é nosso navegador e quem puxa o time em momentos estratégicos, conseguimos vencer, explicou aliviado o capitão da equipe Guilherme Cavallari.
Foi uma prova feita na medida para as equipes em treinamento para a Expedição Mata Atlântica 1999. O organizador do Raid Brotas, Jean-Claude Razel fez a prova pensando especialmente nos participantes da mais importante corrida de aventura brasileira. Eu normalmente monto a prova pensando nas pessoas que estão se iniciando em esportes de aventura. Mas para esta edição eu combinei com o pessoal da EMA fazer uma prova um pouco mais difícil que o habitual, contou Jean enquanto esperava os primeiros colocados no ponto de chegada em Brotas (SP).
Alexandre Freitas, organizador geral da EMA, também participou do Raid como competidor chegando em segundo lugar com sua equipe Defcom 4. Para Alexandre o Raid valeu como teste para sentir o nível das equipes que vão para a EMA. Acho que o pessoal até está bem preparado, mas estou alertando que a EMA deste ano vai ser no mínimo sete vezes mais difícil e cansativa do que a prova de hoje, comentou.
No Raid Brotas de hoje foram dez equipes participantes com três ou quatro componentes. A primeira etapa da prova era um trecho de trekking até a cachoeira do Astor. Os cerca de 30 metros da queda dágua foram vencidos em com um belo rapel. Após mais um trecho de trekking os competidores passavam para as mountain-bikes, transportadas pela organização do Raid até o ponto de transição. O biking era o trecho mais longo, e foi exatamente onde muitas das equipes se perderam na planilha. A última modalidade foi boiacross em um rio com corredeiras terminando dentro da cidade de Brotas.
Brotas tem se mostrado um local perfeito para equipes em preparação para a EMA. Muitas equipes passaram todo o fim de semana na cidade treinando boiacross e canyoning com instrutores locais. A Expedição Mata Atlântica 1999 começa no dia 18 de novembro.
Resultado final do Raid Brotas – setembro / 1999:
1. AGG-Brasil – 5h 37min.
2. Def Com 4 – 6h
3. Speed Green – 6h 18min.
4. Lontra Radical – 6h 21 min.
5. Y2K Adventure Team – 7h 19min.
6. Pé na Terra – 7h 57min.
7. Terra – 7h 59min.
8. Villua Sports Team – 8h 20min.
9. Vai que dá – 8h 29min.
10. Planalto – 8h 49min.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur
Last modified: fevereiro 21, 2017