Mecânicos consertam pneus na madrugada (foto: Gustavo Mansur)
Noites agitadas no acampamento-base do Raid Atacama 2002. Após longas horas em trilhas, cortando dunas do deserto, a noite para os participantes do Raid é o momento ideal não só para descansar mas também para reparar os carros, encontrar os amigos e trocar as histórias do que ocorreu ao longo do dia.
Para os mecânicos da Pirelli instalados no acampamento a noite é, sobretudo, sinônimo de muito trabalho. Todas as noites é longa a fila de carros que espera sua hora de consertar o estrago feito nos pneus ao longo do dia. “Já estamos acostumados com o ritmo forte durante a noite”, explicou Eliazar Bezerra, responsável pela equipe Pirelli no Raid Atacama. “Em geral são pneus com pequenos danos causados por rodas soltas e muita areia dentro, ou pneus que furam depois que os carros saem das dunas e os donos esquecem de devolver a calibragem ideal para estrada”, explica.
Quem não tem o que acertar no carro aproveita a noite para encontrar amigos nos vários grupos que se formam no acampamento-base do Raid Atacama 2002. Em torno das barracas algumas fogueiras acessas e grupos contanto animadamente as aventuras do dia. Alguns aproveitam um das muitas festas que ocorrem nas tendas montadas pelas equipes no Raid Atacama.
Por equipes aqui no Raid Atacama deve se entender grupos de amigos que se reúnem em times para dividir os custos de estrutura mecânica e apoio durante o Raid. Grupos como o Team Sin Fronteras e Team Cobra entre outros, que montam grandes barracas deixando o acampamento com um certo ar dos festivais alternativos californianos.
Na barraca central do Raid Atacama, onde são realizados os briefings e premiações, a movimentação também é intensa durante toda a noite. Os patrocinadores do Raid promovem festas todas as noites, que normalmente só terminam depois das três da madrugada. Haja energia para acordar no dia seguinte e enfrentar horas intermináveis lutando contra as gigantescas dunas do Atacama.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur
Last modified: fevereiro 2, 2002