A Aida (Associação Internacional para o Desenvolvimento da Apnéia) realizará nos dias 25, 26 e 27 de abril o 1º Campeonato Nacional de Mergulho Livre, em Florianópolis (SC). A prova terá status de seletiva brasileira.
A competição será um combinado de duas modalidades: a apnéia estática e o lastro constante. Os melhores colocados na classificação geral serão aqueles que obterem maior número de pontos na somatória das modalidades.
Apnéia estática
A prova é realizada em piscinas que não precisam obedecer a padrões de medidas ou profundidade, já que os atletas realizam suas performances flutuando na água, com as vias respiratórias imersas. O objetivo é permanecer o maior tempo possível submerso, aproximando ou superando o tempo previamente anunciado pelo atleta.
Em caso de apagamento ou samba por baixa oxigenação, o atleta será desclassificado. Pontuação: 3 segundos de imersão = 0,5 ponto.
Lastro Constante
A prova é realizada em mar ou lago. O objetivo é atingir a maior profundidade possível, previamente anunciada pelo atleta, apenas utilizando força motora – nadadeiras e sem tracionar no cabo-guia. Para atestar a profundidade atingida, o atleta deverá trazer à superfície uma plaquete com seu nome e ainda usará um profundímetro de pulso.
Em caso de apagamento ou samba por baixa oxigenação, o atleta será desclassificado. Pontuação em mar: 1 metro = 1 ponto.
Pontuação em lago: 1 metro = 1,16 ponto
Para mais informações, clique aqui.
Este texto foi escrito por: Webventure