Treinamentos são diários e em dois períodos (foto: Divulgação)
Bicampeã Mundial e atualmente campeã do Pré-Mundial de Rafting R4 na Holanda, a equipe Alaya Bozo DÁgua segue soberana no Brasil e no mundo. Sem muitos investimentos, correndo atrás de patrocínios, o segredo do time para manter-se no topo se restringe à motivação e vontade de sempre querer mais. Este ano, afirmou Jean-Claude Razel (mananger da equipe), apesar das dificuldades, foi vitorioso.
Um dos trunfos do time, além dos títulos, foi a renovação feita durante o processo. Fizemos uma ousadia: chamar jovens interessados e misturar num bote só os experientes e os novos. E foi uma grande conquista, pois alguns dos jovens talentos já são campeões mundiais. Essa turma ainda vai dar muito trabalho por muitos anos, eles estão entre 18 e 20 anos; os mais velhos têm entre 25 e 30 anos. Ainda dá pra remar muito, comemora Razel.
Para Fabio Ramos, um dos mais experientes do time, ajudar os atletas que chegam agora é um trabalho satisfatório. É uma responsabilidade muito grande, principalmente para os novatos. Corremos o risco, era um Pré-Mundial, mas temos que mostrar resultados para quem nos apóia. Foi uma grande surpresa para nós, conversei bastante com eles para passar tranqüilidade e para nós, mais velhos que sabemos que temos que corresponder, tentamos administrar a pressão, contou Ramos.
Atrás de patrocinadores, Jean-Claude admite que foi um ano duro mesmo para as empresas, mas que não deixou de correr atrás para contribuir com o crescimento da equipe Temos verbas limitadas, coisas fechadas de última hora, tivemos que correr atrás, mas conseguimos. A equipe tem um bom nome e bons resultados, explicou.
Na ponta – Se para manter a equipe as dificuldades financeiras foram uma barreira a ser ultrapassada, nas competições os brasileiros passaram pelos adversários estrangeiros com sucesso. Mas, qual será o segredo para se manter no topo das principais competições por tanto tempo?
A motivação e a vontade de continuar a fazer o trabalho nunca muda, explicou Razel. A mistura entre experientes e novatos, e a busca por novidades e aperfeiçoamento são algumas das receitas de sucesso. Dentre os mais velhos, a maturidade ajuda bastante. Maturidade, experiência e busca de novos treinos. Hoje a equipe se encontra muito mais focada, com menos briga, mais busca por objetivos; a união que temos é muito diferente, e podemos observar isso, contou Fabio.
A rotina é diária para os atletas da Alaya Bozo DÁgua: treinos na água, na academia, com acompanhamento nutricional e preparo físico. Fazemos dois períodos de treino, academia e direcionado para treinos no rio; mas isso depende de vários fatores, como as condições climáticas, nosso trabalho. Agora, próximo da Copa do Mundo, estamos treinando basicamente R6 (seis atletas na embarcação), contou Fabio. Dos atletas, apenas dois moram em São Paulo (capital), enquanto o restante é de Brotas (SP).
Ainda em 2009, a equipe participará da Copa do Mundo na Argentina, no fim deste mês. Os atletas embarcam no dia 22 de novembro em busca de mais um título para fechar o ano. Jean-Claude adianta que o calendário de 2010 e 2011 será importante para o crescimento do time e buscar novos títulos.
Ano que vem tem o Mundial R4 na Holanda, que é a principal disputa do ano, e só uma equipe irá representar o Brasil. E teremos os treinos já com foco voltado para o Mundial da modalidade, que será disputado na Costa Rica, em 2011, adiantou Razel.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: novembro 11, 2009