Largada do Iron Biker 2004 teve 1120 bikers e rua lotada. (foto: Camila Christianini / www.webventure.com.br)
Direto de Mariana (MG) – Às 9 horas da manhã foi dada a largada do primeiro dia do Iron Biker 2004, a maior competição de mountain bike cross-country da América Latina.
A cena foi digna de filme. Na praça da Sé, no centro histórico de Mariana, 1120 competidores se enfileiraram com bikes, capacetes coloridos, mochilas e muita boa vontade para encarar as trilhas da região debaixo de um sol de 35ºC.
Antes da largada, o padre Cristóvão, também biker e bastante conhecido nas competições, deu a bênção aos atletas, falando no microfone. Em seguida, a trilha sonora do Iron Biker, com uma batida eletrônica, animou os atletas com a contagem regressiva para a partida.
Neste primeiro dia de Iron Biker os atletas da categoria principal percorreram 73 km pelas estradas largas de terra e trilhas no meio da mata fechada, que se alternavam. Entre os obstáculos, o maior, sem duvida, era o forte calor, que foi aumentando gradativamente.
Os mais rápidos – Durante toda a prova os ponteiros se revezavam nas primeiras colocações. Era difícil saber quem venceria ao final dos 73 km. Mas, quem levou a melhor na Elite Masculina foi o carioca Albert Morgen (Amazonas-Sundown), que completou o percurso em 3h05min. A prova foi muito dura, principalmente o finalzinho. Treinei muito para o Iron Biker, mas hoje foi só o primeiro dia, vamos ver amanhã, disse Morgen.
Em segundo lugar chegou Edivando Souza Cruz (Caloi), apenas três minutos depois de Albert Morgen. Me manti a prova inteira no primeiro pelotão, mas só no final e que conseguir fazer uma fuga. Por volta do km 70, quando começaram os ataques. Estou bastante surpreso com meu desempenho, pois me controlei bastante, pois há alguns dias participei de uma prova de 100km, contou o atleta, que foi o representante brasileiro do MTB nas Olimpíadas de Atenas.
Em terceiro lugar chegou Abraão Azevedo (Amazonas-Sundown), com o tempo de 3h09min. Odair Pereira, vencedor do Iron Biker no ano passado, terminou este primeiro dia apenas na decima colocação.
Amanhã, segundo e ultimo dia de prova, os competidores da categoria principal irão enfrentar 69 km de mountain bike pela região. A largada será as 9h30, com transmissão ao vivo pela Rede Globo de Televisão.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini