Alejandro Patronelli venceu oito especiais neste ano (foto: Marcelo Maragni)
A família Patronelli já havia entrado para a história do Rally Dakar no ano passado, quando os irmãos Marcos e Alejandro conquistaram o primeiro e o segundo lugares entre os quadriciclos nunca dois irmãos haviam conseguido tal façanha em toda a existência do rali mais famoso do mundo. Pois Alejandro aumentou o feito da família agora, faturando o título do Dakar 2011.
- Catalão Coma honra boa fase espanhola
- Jean Azevedo conquista seu melhor resultado no Dakar desde 2005
- Nasser Al-Attiyah leva título inédito nos carros
O empresário argentino, nascido em 22 de maio de 1978, garantiu neste sábado seu primeiro título no Dakar, o segundo para a família. Ele foi beneficiado por um acidente com seu irmão durante os treinos para o rali. Marcos, que defendia o título, até chegou a largar em Buenos Aires, mas acabou desistindo dias depois.
Pois o irmão mais velho não fez feio. Repetindo os passos de Marcos em 2010, Alejandro mostrou muita velocidade e coragem nas etapas mais longas, conseguindo abrir larga distância para os concorrentes.
Natural de Las Flores, província de Buenos Aires, o piloto de 32 anos fechou sua participação nas 13 etapas com o tempo total de 15h49min47, a 59min53 do compatriota e vice-campeão Halpern a distância só não foi maior porque Alejandro levou uma punição, que resultou no acréscimo de 16 minutos a seu tempo total.
O mais velho dos Patronelli fechou o Dakar 2011 com chave de ouro, tendo vencido oito etapas com sua Yamaha Raptor 700 nenhum outro campeão neste ano, entre carros, motos e caminhões, ganhou tantas vezes. Vale lembrar que esta foi apenas a segunda participação de Alejandro no rali. Ele havia estreado no ano passado, com o vice-campeonato.
Bem-sucedido financeiramente fora das pistas, o argentino resolveu se aventurar no mundo off-road no início da década passada, inspirando seu irmão mais novo. Em 1996, ganhou notoriedade na Argentina ao faturar o Enduro de Verão, algo que se repetiu em 1997 e 99.
Este texto foi escrito por: Webventure