Prova terá mais 6 etapas Series em 2009 (foto: Wladimir Togumi)
Em 2009 o XTerra Brazil traz novidades para o calendário do triatlon cross-country, com as provas do XTerra Series, que começaram no último sábado, dia 31 de janeiro, na Base 84, em Itu (SP), com 91 atletas. Apelidado de XLama a prova contou com grandes nomes do esporte nacional e teve uma revelação na categoria Feminina.
No Masculino, com 1h44min55, Alexandre Manzan ficou com mais uma vitória na prova, que teve 1km de natação em um lago, 20km de mountain bike em um trecho de pura lama e 8km de corrida pelas trilhas da Base 84. Quando questionado sobre as dificuldades da prova, Manzan brincou. As dificuldades vem agora, para lavar a bike, tirar toda essa lama, disse. Brincadeiras a parte, a prova foi muito dura e muito gostosa de fazer, elogiou. Felipe José Moletta e Rodrigo Altarfini foram os atletas que garantiram a segunda e terceira colocações.
Já a atleta de aventura da equipe Oskalunga Camila Nicolau desbancou a campeã Carla Prada, que foi a segunda colocada com 2h43min01, e ficou com a vitória no Feminino num tempo total de 2h29min52. A novidade é que esse ano eu vou correr o Ironman, disse Camila na chegada. Este ano eu não vou nem fazer cócegas nas adversárias, mas quem sabe daqui uns cinco anos?!, completou ela. Andrea Pasquini ficou na 3ª posição, com 2h50min21.
Além da prova de triatlon, houve também a competição de Trail Run, com 10 quilômetros de corrida também nas trilhas. O vencedor foi Vanderlei Severiano, o Branca, com o tempo de 45min11. Abdelhadi Akkouh foi o segundo colocado, seguido por Samuel Ferraz. Já Patrícia Altarfine ficou com o título no Feminino e o tempo de 57min47. Na seqüência chegaram Adriana Xavier e Érika de Oliveira.
A próxima etapa do XTerra acontecerá nos dias 25 e 26 de abril, em Teresópolis (RJ), na prova XTerra Cross Tere. A prova voltará para a Base 84 no dia 9 de maio de 2009. Serão, ao todo, 10 etapas da competição sendo três delas as tradicionais disputas de Angra dos Reis (RJ), Ilhabela (SP) e Florianópolis (SC).
Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi