Webventure

Alexandre Manzan vence o X-terra de Angra


Trecho de MTB foi o mais difícil (foto: Divulgação)

Direto de Angra dos Reis (RJ) – Sol, lama e quedas marcaram o primeiro X-Terra em Angra dos Reis que teve como vencedor o triatleta Alexandre Manzan. Ele completou os 1,5 quilômetros de natação, 28 quilômetros de bicicleta e 9 quilômetros de corrida com um tempo de 2h22min33seg. A primeira mulher só chegou quase uma hora depois, Carla Prada completou o percurso com um tempo de 3h17min41seg. No revezamento a equipe vencedora foi a dos Correios que fez o tempo de 2h31min40 seg, e participava de um X-Terra pela primeira vez.

Alexandre Mazan se surpreendeu com o percurso da prova. “Eu achei que ia ser fácil, mas os buracos atrapalham muito, além disto, o calor estava muito forte”, disse o atleta, acrescentando que “o trecho mais difícil foi o ciclismo que estava muito duro, a natação foi a parte mais fresquinha”. Ele estava três meses parado por causa de uma cirurgia no ombro e ficou feliz com a sua recuperação. “Eu não sabia como eu iria, foi uma surpresa ganhar, pois três meses é muito tempo” contou. O objetivo dele agora é treinar para competir em Ilhabela.

Para Carla Prada a principal dificuldade da prova foi o calor de quase 40°. “Eu estou em um péssimo dia, estava com febre na quinta-feira e cheguei a pensar em não correr. Perspectiva zero. Eu só queria terminar. È aquela coisa de superação, de raça”, afirmou. Ela faz 36 anos na terça-feira e considera a vitória o seu presente.

Os atletas tiveram problemas com quedas e desidratação, muitos cruzaram a linha de chegada machucados por causa de tombos das bicicletas e tontos em função do esforço. “Já fizemos alguns atendimentos por causa de desidratação, de machucados causados pelas quedas e o pior caso foi uma luxação no dedo mínimo de um atleta” disse Letícia Fezer, uma das médicas do evento. O atleta Rafael Franca Scuissiato passou mal durante a prova e teve que desistir de completar o percurso.

Os atletas Alexandre Ribeiro e Rodrigo Altafini também abandonaram a prova porque pegaram um caminho errado. “A organização do evento conversou com eles e como poderiam ser punidos com desconto de tempo resolveram abandonar a prova” explicou Bernardo Fonseca, organizador do evento.

Confira o resultado:
Masculino
Alexandre Mazan 2h22min33seg
Eduardo Gonzalez – 2h32min05 seg
Raul Furtado – 2h33min41seg

Feminino
Carla Prada 3h17min41seg
Sabrina Koerster-Gobbo 3h25min38seg
Ligia Martins Nerici 3h30min45seg

Este texto foi escrito por: Patrícia Serrão