Webventure

Alinghi é campeão da América`s Cup 2007


Alinghi levou o título pela segunda vez consecutiva (foto: ACM 2007/Carlo Borlenghi )

O sindicato suíço Alinghi venceu a 32ª America’s Cup após a sétima regata da série, na manhã de hoje, contra o Team New Zealand em uma chegada emocionante, com apenas um segundo de vantagem. A tripulação do Alinghi entrou na regata para defender o título de 2003, e saiu com o bicampeonato. A série melhor-de-nove regatas terminou com o placar de 5×2 em favor dos suíços, que venceram as últimas três disputas.

O New Zealand entrou na água hoje com a obrigação de vencer para prorrogar o título do Alinghi e saiu na frente após a largada. Os suíços se recuperaram antes da primeira bóia, e passaram com sete segundos de vantagem. Os neozelandeses responderam na segunda perna e passaram com uma vantagem de 21 segundos na outra marca, e se mantiveram na frente.

Ainda assim, a tática do Alinghi foi perfeita. Mesmo atrás, a equipe suíça ficou o tempo todo do lado direito, favorável taticamente. Após uma manobra, forçou passagem pelo lado direito e o New Zealand foi penalizado. “Era impossível sair da penalização, a não ser que eles evaporassem”, disse o comentarista da transmissão ao vivo no site oficial da regata. “O Alinghi esteve sempre atrás, mas em posição favorável, sempre no lado certo da raia”, completou.

Por pouco – Poucos metros antes da linha de chegada o vento mudou e foi o New Zealand que se posicionou melhor. O Alinghi praticamente estacionou, enquanto os kiwis aceleraram e o ultrapassaram. A vantagem chegou a ser de quase um barco.

Com a vantagem, o New Zealand decidiu por pagar a penalidade dez metros antes da linha de chegada. Enquanto realizava uma volta de 360°, o Alinghi entrou no vento, acelerou e o ultrapassou, garantindo o título por apenas um segundo.

As regatas da America’s Cup aconteceram em Valência, na Espanha, pela primeira vez. O vento hoje mudou de direção por diversas vezes durante o match final e oscilou de 15 até apenas dois nós, dificultando o trabalho dos táticos. Melhor para Brad Butterworth, responsável pela tática no barco suíço.

A tripulação do Alinghi contou hoje também com o timoneiro Ed Baird, além de Pieter van Nieuwenhuyzen, Curtis Blewett, Francesco Rapetti, Josh Belsky, Mark McTeigue, Matt Welling, Simon Daubney, Lorenzo Mazza, Will McCarthy, Warwick Fleury, Murray Jones, Dean Phipps, Rodney Ardern, Juan Vila e Ernesto Bertarelli.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure