A última regata de flotilha da temporada 2005 (foto: Divulgação)
Em uma final emocionante, o último ato da Louis Vuitton Cup terminou com a vitória da tripulação do Desafio Espanhol, que cruzou a linha de chegada alguns centímetros na frente do BMW Oracle, equipe americana que dominou o nono ato da competição, realizado em Trepani, na Itália.
Com esse resultado, o sindicato suíço Alinghi é o campeão da temporada 2005 da Louis Vuitton Cup, torneio preparatório para a Americas Cup. Peritos em match races perderam apenas dois dos 33 disputados na temporada a equipe suíça soube manter a regularidade nas regatas de flotilha para conseguir o resultado. O Alinghi venceu três das cinco regatas disputadas no último ato e chegou em terceiro lugar em outras duas.
Os atuais campeões da America’s Cup terminaram com dez pontos de diferença para o segundo colocado na classificação geral. Dos 72 pontos possíveis, a equipe conquistou 71, contra 61 do Emirates Team New Zealand. Os americanos do BMW Oracle também chegaram ao fim da temporada com 61 pontos, mas na terceira colocação.
Comemoração – Desde a nossa vitória, em 2003, conseguimos aprimorar a nossa velejada e manter contato com nossos oponentes. Isso é o melhor da Louis Vuitton Cup, comemorou Ernesto Bertarelli, comandante do sindicato. Para o ano que vem, devemos lançar um novo barco, anunciou.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 10, 2005