O penúltimo dia de competição no quarto ato da Louis Vuitton Cup, preparação para a 32a Americas Cup, não permitiu reclamação das equipes quanto às condições de vento. A tarde ensolarada e com rajadas de 15 até 18 nós permitiram uma ótima velejada para as equipes e seus veleiros, considerados a Fórmula 1 do mundo da vela.
Mesmo com onze desafiantes, o sindicato suíço Alinghi mostra que está realmente disposto a defender o título da edição passada. A equipe lidera isolada a competição, que acontece em Valência, na Espanha.
No match mais esperado do dia, os dois favoritos, então invictos, se enfrentaram pela primeira vez em Valência, o Emirates Team New Zealand e o Alinghi. Na primeira perna, os suíços usaram a tática ideal e conseguiram impor uma certa vantagem nos neozelandeses. A segunda perna do match foi mais disputada, mas o Emirates Team não conseguiu alcançar o Alinghi.
Em 11 disputas, a equipe venceu todas, deixando o segundo lugar empatado entre o Emirates Team e o BMW Oracle Racing, o principal concorrente do Alinghi na última edição da Americas Cup.
Outro time que se favoreceu da tática foi de Desafio Español 2007, que empurrou o italiano +39 para fora da linha de largada antes do tempo e obrigou os oponentes a fazerem uma volta e largarem de novo. O time espanhol passou a maior parte da regata com uma distância de mais de dois barcos para o +39 e venceu com facilidade. Ficou com a quinta colocação. Em quarto está o Luna Rossa Challenge. Amanhã é o último dia de provas em Valência.
Este texto foi escrito por: Webventure