Tripulação do Alinghi comemora vitória no 13º Ato (foto: Ivo Rovira/ Alinghi)
No último final de semana o barco Alinghi confirmou suas ótimas condições e conquistou o 13º Ato da Louis Vuitton, o último da série preparatória para a 32ª Americas Cup. O suíço venceu quatro das sete regatas realizadas entre os dias 03 e 07/04, acumulando uma vantagem de 14 pontos para o segundo colocado, o neozelandês Emirates Team New Zealand.
Com o resultado final, a tripulação neozelandesa esta no topo do ranking da Luis Vuitton, a frente dos americanos do BMW Oracle Racing e os italianos do Luna Rossa Challenge, que conta com o brasileiro Torben Grael. Os onze barcos dos doze que competiram no Ato, voltarão a se enfrentar no dia 16/04 pela Copa Louis Vuitton, onde começa a verdadeira disputa pela vaga de desafiante para o duelo contra o suíço Alinghi, defensor do título, em junho.
Até o dia 07/05, todos irão se enfrentar pelo menos uma vez em regatas no estilo match-race (um contra um). Apenas os quatro melhores classificados irão seguir para as semi-finais, a serem realizadas entre 14 e 25/05. A tripulação que tiver acumulado maior número de pontos no ranking terá o direito de escolher o barco com quem irá disputar uma vaga para a final. Já os outros dois times irão definir o outro finalista. Cada par de semi-finalistas irá disputar uma regata por dia, vence aquele que acumular cinco vitórias primeiro.
A disputa para a vaga na 32ª Americas Cup acontecerá entre 01 e 12/06, também numa série de nove regatas. O desafiante vencedor irá enfrentar o suíço Alinghi entre os dias 23/06 e 07/07 no mesmo esquema de regatas.
O defensor não irá competir antes da disputa final, até lá sua tripulação estará treinando e sua equipe estará trabalhando para o melhor funcionamento do barco. Todas as competições, desde o 13º Ato estão sendo realizadas em Valência, na Espanha.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 9, 2007