Ana Elisa (foto: Divulgação)
A médica Ana Elisa Boscarioli está no Himalaia e vai tentar nesta temporada a escalada do Cho Oyu, uma montanha de 8.201 metros. Ela quer ser a primeira mulher brasileira a escalá-lo. Confira as novidades de sua aventura diretamente do Campo Base Avançado da montanha.
Estou no campo base avançado do Cho Oyu, no Himalaia, hoje é dia 13 de setembro, talvez terça-feira. Acho que estamos perdendo a noção do tempo. Estou em um dia de descanso, já fazendo os preparativos para o dia do cume, preparando algumas coisas para deixar nos acampamentos superiores para o ataque.
Amanhã estou indo para 6.400 metros de novo, vou dormir lá e no dia seguinte a gente vai até 7 mil metros para voltar e dormir de novo nos 6.400. Até lá, o acampamento 1, é um caminho super longo, com passagens verticais de gelo. Temos que passar por algumas cascatas de gelo. Vamos fazer um pouco de escalada técnica no gelo até o acampamento 2, já a 7 mil metros.
Com isso vamos nos acostumando com a altitude, produzindo cada vez mais hemácias, estamos nos adaptando. Depois, provavelmente eu volte para descansar mais uns dias ou faço um novo ciclo de aclimatação ou, ainda, parto direto para os acampamentos 1, 2 e 3 e daí para o cume.
Está tudo bem, nevando bastante em toda parte, mas isso é um pouco do microclima. Não são ventos fortes e não impede em nada a nossa aclimatação.
Um abraço para todo mundo.
Ana Eliza
Este texto foi escrito por: Ana Elisa Boscarioli, da Try On Extraordinary Women II
Last modified: setembro 14, 2005