Webventure

Alpinista português faz palestra em SP

O alpinista português João Garcia estará na próxima quarta-feira (25/06) no Clube Alpino Paulista, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, para fazer uma palestra sobre sua escalada do Monte Everest (8.848m), em 1999, sem a utilização de cilindros de oxigênio. Ele foi o primeiro e até agora único alpinista do país a realizar esse feito.

Na ocasião, durante a descida da montanha, Garcia tentou salvar o companheiro de escalada, o belga Pascal Debrower, que morreu. Aos sete mil metros de altitude, e desgastado pelas difíceis condições que enfrentou no cume, ele teve o apoio do casal de alpinistas brasileiros Paulo e Helena Coelho para retornar ao acampamento. Sofrendo princípio de congelamento nas mãos, o português teve as pontas dos dedos amputadas. Leia um relato da época.

Garcia já está de volta à atividade em montanha. Nesta visita ao Brasil, ele vai apresentar um vídeo das escaladas em outros cumes, como o Mont Blanc, e em picos da América do Norte, Himalaia, Alpes e Paquistão. Mesmo diante da amputação, ele escalou recentemente o McKinley, no Alasca, e o Aconcágua, na Argentina.

Serviço
Data: 25/06 (quarta-feira)
Horário: 20h30
Local: Rua Amâncio de Carvalho, 86 Vila Mariana (SP)
(Próximo da rua Tutóia com a avenida 23 de Maio)

Para mais informações, acesse www.montanhismo.org.br ou envie email para clubealpino@montanhismo.org.br

Este texto foi escrito por: Webventure