Webventure

Alpinista suíço sobrevive a queda de 300 metros


Ueli Steck havia batido recorde no Eiger. (foto: Divulgação)

O suíço Ueli Steck escreveu mais um capítulo que o coloca na história do alpinismo mundial. Depois de obter o recorde de velocidade na escalada do monte Eiger, no começo do ano, ele agora ganhou os noticiários por ter sobrevivido a uma queda de 300 metros.

O acidente aconteceu enquanto Steck tentava alcançar o cume em Annapurna, a 8.091 metros – a montanha faz parte do Himalaia, no território do Nepal. Em 21 de maio, após vários dias de espera pelo fim das fortes tempestades de neve, o tempo se abriu e o suíço iniciou o ataque pela face sul. Mas foi vítima do inesperado.

Pouco após superar a marca dos 3.300 metros, ele foi atingido na cabeça por uma pedra ou coluna de gelo, que quebrou o capacete e o fez rolar por 300 metros. Steck acabou dentro de uma greta na geleira ao pé da montanha. O mais incrível é que o suíço sofreu apenas pequenos machucados e voltou sozinho para o acampamento.

Sempre solo – Steck começou suas aventuras sozinho em 2004, ao subir a face norte do Cholatse (a 6.335 metros) e o Taboche (a 6.501 metros). No início de 2007, ele foi bastante comentado ao escalar os 1.800 metros finais da via do Eiger em apenas 3h54.

Este texto foi escrito por: Webventure