Vídeo comenta a Face Sul e a via Normal. (foto: Divulgação)
Os brasileiros Rodrigo Raineri, Vitor Negrete e Guilherme Rocha lançaram um vídeo sobre a conquista inédita da Face Sul do monte Aconcágua, na Argentina, e com dicas para a escalada pela via Normal.
Rodrigo e Vitor, colunista Webventure, foram os primeiros brasileiros a alcançar o cume do maior pico da América Latina pela Face Sul. Foram 10 dias no Aconcágua entre dezembro de 2001 e janeiro de 2002. No vídeo são mostrados bastidores da escalada, a ansiedade, o preparo, a equipe, a alimentação e as expectativas dos dois alpinistas.
Vale lembrar que a escalada em si não foi documentada porque a dupla levou para cima apenas uma câmera fotográfica, que foi perdida antes de atingirem o cume. Estão registradas conversas da dupla com a equipe que ficou na base durante a escalada.
Pela Normal – Na segunda parte, Rocha comenta os detalhes sobre a escalada pela via Normal. O ponto de partida é a cidade argentina de Mendoza, onde é concedida a permissão da escalada. De carro pela impressionante Transandina os alpinistas chegam a 2.700 metros na estação termal de Puente del Inca. Daí em diante são dias de caminhada – quem quiser pode contar com a ajuda das mulas para o transporte de equipamentos – até o acampamento base de Plaza de Mulas, já a 4370 metros. Neste local, no pronto socorro avançado, médicos avaliam as condições dos alpinistas. O documentário também traz várias dicas sobre o processo de aclimatação.
O vídeo pode ser encontrado em lojas especializadas e nos sites www.guilhermerocha.com.br e www.rodrigoraineri.com.br. Preço sugerido: R$ 30,00.
Este texto foi escrito por: Webventure