Nem recordes, nem escaladas inusitadas. Um grupo de oito alpinistas norte-americanos, liderados por Bob Hoffman, vai ao Everest no mês que vem com uma missão de recolher todo o lixo acumulado por outros atletas nos acampamentos avançados. A sujeira será levada em navio para os EUA e reciclada.
Hoffman já escalou o Everest três vezes. Na primeira, fez parte de um time que se dispôs a recolher garrafas vazias de oxigênio e lixo abandonados na montanha, pela primeira vez na história. De acordo com o alpinista, hoje há cerca de três toneladas de dejetos no Everest.
Essa expedição não é a primeira que propõe a limpeza da montanha, mas seu ineditismo está em limpar completamente os acampamentos avançados. O governo nepalês também tem tentado livrar o Everest da sujeira: todo alpinista que consegue permissão para escalar o topo do mundo deposita um quantia em dinheiro que poderá ser retirada caso ele volte com garrafas usadas de oxigênio e outros detritos abandonados.
Mas Hoffman afirma que não é o suficiente que cada um tome conta apenas do seu próprio lixo. Por isso, quando esteve na montanha em 95, sua expedição se comprometeu com a limpeza de todo o acampamento II. Em 98, o grupo desceu 226 garrafas – que seriam suficientes para 55 alpinistas – e 500 baterias.
Desta vez, a expedição, que ainda não tem patrocínio, pretende contratar de 25 a 30 sherpas para auxiliar na coleta do lixo.
Este texto foi escrito por: Webventure