Foto: Pixabay

Altimetria e mapa da Copa Internacional de MTB

Redação Webventure/ Biking

Mapa mostra o percurso da prova (foto: Divulgação)
Mapa mostra o percurso da prova (foto: Divulgação)

Faltam poucos dias para a decisão da Copa Internacional de Mountain Bike. A grande final acontece na cidade mineira de Congonhas neste fim de semana (22) e terá o caráter maratona, com uma prova de 60 quilômetros.

Nesta semana, a direção de prova divulgou o mapa com o percurso das categorias e altimetria da competição. Os atletas largarão a cerca de 900 metros do nível do mar, ultrapassando os 1000 metros no quilômetro 12 e descendo a 700 metros no quilômetro 17. Após isso, as subidas e descidas são constantes.

No percurso, estão sinalizados pontos de água e de apoio. Também é possível conhecer a rota do percurso total (60 quilômetros) e do percurso reduzido (45 quilômetros), onde está indicada a divisão dos trajetos.

“A maratona é uma prova muito interessante porque parece mais com um passeio de fim de semana do que uma prova de cross-country, com circuito. Os atletas, com certeza, passarão em lugares belíssimos e irão se divertir enquanto competem pelo percurso”, explica Rogério Bernardes, organizador do evento.

Estrada Real – A prova que acontece em Congonhas neste fim de semana também leva o nome de Desafio Estrada Real de Maratona. A Estrada Real é considerada um dos pontos turísticos mais importantes do país.

Na época do Brasil Colônia, a Estrada foi, durante muitos anos, o único trajeto autorizado pelos portugueses para chegar às reservas de ouro e diamante de Minas Gerais. Qualquer outro caminho que fosse utilizado para escoar pedras preciosas era considerado crime pelo rei de Portugal.

Depois que parou de ser utilizado como escoamento de minério, passou a ser um local de grande importância histórica e turística. Ao longo da estrada ainda se encontram postos fiscais de controle utilizado pelos portugueses na época do Brasil Colônia.

Hoje, a Estrada Real traz belíssimos atrativos para os amantes da natureza. A região conta com uma grande variedade de vegetação e relevo, além de oferecer condições para caminhadas, corridas, passeios a cavalo e bicicleta.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 18, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure