Foto: Pixabay

Altimetria e orientação desafiaram atletas na 3ª etapa da Expedição Chauás

Redação Webventure/ Corrida de aventura

99 atletas fizeram 3ª etapa neste sábado (foto: Alexandre Janotti)
99 atletas fizeram 3ª etapa neste sábado (foto: Alexandre Janotti)

As duplas e os atletas solo que estiveram na 3ª etapa da Expedição Chauás, que aconteceu no sábado (9), em Santo Antônio do Pinhal (SP), encontraram grandes dificuldades tanto no percurso da prova Light, que teve 45 quilômetros, quanto na prova Fast, que contou com 65 quilômetros.

“Do início até a canoagem o caminho foi igual para as duas categorias”, contou Francisco Perez, diretor da prova. “Os atletas começaram logo com um trekking até o Pico Agudo, o ponto mais alto da região. Lá eles pegaram as bikes, que estavam na rampa que se faz os saltos de asa delta, e desceram todo o pico pedalando, um trecho repleto de single tracks e de lá foram para a canoagem, no Rio Lajeado”, explicou.

Fazendo jus à característica da Chauás, os 99 atletas divididos em 58 equipes tiveram de navegar muito e encontraram um grau alto de dificuldade na orientação. “Depois da canoagem, eles pedalaram por estradas de terra, fizeram um trekking noturno e pedalaram mais um pouco até a chegada na cidade”, lembrou Francisco.

Na categoria Fast, o atleta campeão da categoria solo foi Ricardo Iamaguchi, que completou o desafio por volta das 19h, dez horas após a largada. Já nas duplas, a vitória ficou para a equipe Red Apple Lótus, na categoria mista, composta por Eduardo Chiquito e Luciana Vasconcelos, que chegaram às 20h. Na categoria masculino, Irmãos Metrilhas foi a campeã.

Na Light, apenas duplas competiram, e os campeões no masculino foram Reginaldo Faria e Renato Java, da equipe Los Locos. Eles finalizaram o percurso às 14h, cinco horas após largarem. E a Guepardo/ Selva foi a campeã na mista.

“O último atleta da Fast chegou a meia noite. Daí dá para ver o grau de exigência não só na orientação, mas também físico, já que lá é uma região montanhosa. O pior trecho foi entre os PC´s 5 e 6, que era estimado a se fazer em 45 minutos e muitas equipes fizeram em duas horas e meia. Era um single track de bike”, contou o diretor.

Próxima Etapa – Nos dias 18 e 19 de julho, o Parque Estadual de Jacupiranga recebe a 4ª etapa da Expedição Chauás, e desta vez a competição volta a ter a categoria quarteto, que irá fazer o percurso da prova Fast, com 100 quilômetros, enquanto a Light continuará com a mesma distância.

“O percurso da próxima etapa já está todo levantado e os atletas devem se preparar porque a altimetria é grande. A parte mais legal será o rio, que tem corredeiras grau I e II. Vão ter muitas trilhas em mata fechada, muita orientação e as primeiras equipes devem terminar a prova só de madrugada. O Chauás é prova dura por tradição”, alertou Francisco.

Chauás Fast
Dupla mista
1° Red Apple Lótus 3M Nexcare
2° Tildren High Five
3° Ogros

Dupla masculina
1° Irmãos Metrilhas
2° Hiking/Aventura Santos
3° Enigma/Selva

Chauás Solo
1° Ricardo Iamaguchi (Lagartixa)
2° Mario Arantes
3° Diogo Teixeira (Marina Go)

Chauás Light
Dupla mista
1° Guepardo/Selva
2° Tal mãe Tal filho
3° Lebreiros II

Dupla masculina
1° Los Locos/Aventura Santos
2° Nômades
3° Maniac

Este texto foi escrito por: Lilian El Maerrawi

Last modified: maio 11, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure