
Corredeira de Taboca é um dos atrativos naturais de Alto Parnaíba (foto: Arquivo Pessoal/ Dhiancarlos Pacheco)
A terceira etapa do Sertões 2007 será uma reprise da edição passada, pelo menos no que diz respeito aos pontos de chegada e partida e o fato de ser a primeira parte da etapa maratona. Os competidores sairão de Palmas, no Tocantins, rumo a Alto Parnaíba, no Maranhão, de onde eles partirão amanhã para a quarta etapa da competição e segunda parte da maratona.
Situada na margem esquerda do Rio Parnaíba, Alto Parnaíba foi inicialmente habitada pelos índios Tapuias e, depois, teve como primeiro povoador o fazendeiro Francisco Luís de Freitas, que procurava região adequada para agricultura. Ele deu ao local o nome de Fazenda Barcelona.
Em 1871, o local passou a ser denominado como distrito e recebeu o nome de Vitória do Alto Parnaíba, subordinado ao município de Loreto. Dez anos depois foi elevado à vila e em 1911 tornou-se município. Apenas em 1943 passou a ser denominada Alto Parnaíba.
Segundo o IBGE, a população estimada de Alto Parnaíba em 2006 era de 10.054 habitantes. Sua área territorial é de 11.132 km². A região conta com algumas belezas naturais, como as corredeiras da Taboca, a 90 quilômetros da cidade, além de uma cachoeira, cuja queda é de 12 metros, e o Rio Águas Quentes, com águas cristalinas e mornas, ambos no Parque Nacional das Nascentes do Parnaíba.
A especial – A especial até Alto Parnaíba foi com certeza a mais difícil e decisiva do Rally dos Sertões 2006. Muitos favoritos ficaram pelo caminho e aqueles que conseguiram chegar até o final precisaram enfrentar trial pesado, muitas lajes, além das temidas areias do Jalapão e áreas desertas por savanas.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 11, 2007