Alto Parnaíba: ótimo potencial turístico, mas pouco explorada - Webventure

Foto: Pixabay

Alto Parnaíba: ótimo potencial turístico, mas pouco explorada

Redação Webventure/ Offroad

As Corredeiras da Taboca  possuem potencial para a prática de esportes de aventura  mas o local é pouco explorado (foto: Arquivo Pessoal/ Dhiancarlos Pacheco)
As Corredeiras da Taboca possuem potencial para a prática de esportes de aventura mas o local é pouco explorado (foto: Arquivo Pessoal/ Dhiancarlos Pacheco)

O município de Alto Parnaíba receberá o Rally dos Sertões na chegada da terceira etapa e na largada da quarta etapa. A cidade maranhense será a responsável por abrigar a Etapa Maratona, na qual os pilotos não poderão contar com a equipe de apoio para efetuar reparos e trocar peças.

História A cidade possui cerca de 10 mil habitantes, de acordo com o censo do IBGE realizado em 2005. Até 1871 pertencia ao município piauiense de Paranaguá, ocasião em que foi desmembrado e elevado à condição de Distrito Administrativo de Loreto (MA).

Registros históricos da época dão conta de que seu primeiro povoador foi Francisco Luís de Freitas, oriundo de Santa Filomena (PI), que cultivou suas terras, instalando-se em fazenda a que deu o nome de Barcelona.

Criado pela Lei Provincial Nº 1227, de 9 de abril de 1881, e por longo tempo denominado Vitória do Alto Parnaíba, o município ganhou seu atual nome em 1943.

A base da economia da cidade é a pecuária e a agricultura, com destaque para a produção da soja.

Turismo “A região possui muitos recursos naturais e um ótimo potencial para a prática de ecoturismo e esportes de aventura, porém ainda não é bem aproveitado e quase ninguém pratica esses esportes por aqui”, afirma Dhiancarlos Pacheco, morador de Alto Parnaíba.

  • Corredeiras da Taboca Dista aproximadamente 90 quilômetros do centro da cidade.

  • Imediações do Parque Nacional das Nascentes do Parnaíba (180 km da cidade) Existe uma cachoeira de 12 metros de queda e um rio denominado Águas Quentes, com águas mornas e cristalinas.

  • Região do Angical (100 km da cidade) Nesse povoado existe uma fonte de água com uma peculiaridade. De um lado a água é quente e de outro é fria.

    Este texto foi escrito por: Webventure

    Last modified: julho 29, 2006

  • [fbcomments]
    Redação Webventure
    Redação Webventure