Webventure

Ambientalistas do Canastras cuidarão da limpeza

Uma equipe formada pelo grupo de ambientalistas do Canastras será responsável pela limpeza dos resíduos decorrentes da passagem dos carros participantes do Rally Rota Sul, evento que será disputado entre os dias 17 e 21 de abril nas cidades gaúchas de Torres, Rio Grande e Bagé.

O trabalho dos ambientalistas começará logo depois da passagem do último carro por cada setor e consistirá no recolhimento de quaisquer resíduos que não façam parte da natureza.

“É normal que fiquem espalhados pedaços de carros em razão de acidentes, mas nós deixaremos as estradas gaúchas do jeito que encontramos”, garante o engenheiro de telecomunicações Flávio Piasse, um dos responsáveis pelo Canastras.

Para ajudar no trabalho, o Canastras conta com diversos equipamentos, e no Rally Rota Sul será utilizado pela primeira vez o absorvente industrial ecológico – produto natural e orgânico capaz de sugar líquidos no chão, como óleo, combustível e outras substâncias.

Canastras e seu surgimento
O nome “Os Canastras” foi inspirado na Serra da Canastra, paraíso ecológico no estado de Minas Gerais frequentado por mais de 20 anos pelo engenheiro de telecomunicações Flávio Piassi e pelo analista de sistemas Carlos Andrade. Em 1998, eles decidiram criar uma empresa de ecoturismo que organiza expedições para a região, a Companhia de Aventuras Os Canastras (www.canastra.com.br).

Paralelamente ao negócio, os sócios passaram a ser preocupar com a limpeza das trilhas que dão acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra. “Nossa função era recolher todo o lixo, como papel, garrafas e latas”, explica Flávio. E desde o Rally dos Sertões 2001, o grupo de ambientalistas passou a atuar voluntariamente em todos os grandes ralis do país.

Este texto foi escrito por: Webventure