Webventure

Americano quer ser o primeiro cego no topo do Everest

Se escalar o Everest já é um grande desafio para qualquer pessoa, imagine para um cego. Pois o americano Erik Weihenmayer, de 32 anos, aceitou o desafio e pretende escalar a maior montanha no mundo (8850 metros) na próxima temporada. Weihenmayer será acompanhado por outras nove pessoas na tentativa de chegar ao cume e, caso consiga, será o primeiro deficiente visual a conquistar esta façanha. O escalador nasceu com uma doença rara e ficou completamente cego aos treze anos.

Esta não é a primeira vez que Erik tenta chegar ao topo de uma alta montanha. No ano passado, ele tentou subir o Ama Dablam (6.828 metros), no Nepal, mas não conseguiu por causa do mau tempo. Erik foi o primeiro cego a conseguir escalar o monte Kilimanjaro (5895 metros), na África.

A rota utilizada na tentativa rumo ao cume do Everest será a sul, a mesma que levou Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay a conquistar o Everest, há cinqüenta anos. A agência Wilderness Experience será responsável pelo suporte à expedição, que também conta com o apoio da Associação Americana para cegos.

Este texto foi escrito por: Webventure