Norte-americano foi o primeiro a completar a primeira perna (foto: Divulgação)
Brad Van Liew foi o primeiro velejador a completar a primeira perna da Velux 5 Oceans 2010/11, que aconteceu entre La Rochelle, na França, e Cape Town, na África do Sul. Após 28 dias, uma hora e 51 minutos, o norte-americano desceu pela primeira vez de seu Le Pingouin na última segunda (15), e foi recepcionado pela mulher, Meaghan, e pelos dois filhos, Tate e Wyatt, sob um céu completamente limpo e azul.
É um sentimento ótimo estar em Cape Town. Quatro semanas indo de um lado para o outro é muito bom. Melhor do que eu poderia esperar. Eu tive um incentivo real, que foi o Gutek (Zbigniew Gutek Gutkowski, também competidor), que me forçou bastante. O clima me obrigou a trabalhar muito algumas vezes também. Eu não tinha certeza, depois que eu deixei a França, quais eram minhas motivações reais para participar desta prova. Mas agora eu sei. Estou me divertindo, contou.
Apesar de estar em um bom momento, o norte-americano, que foi campeão da Velux 5 Oceans em 2002, teve uma série de dificuldades durante a regata. Para começar, o velejador iniciou sua jornada com uma gripe, que o atrapalhou por mais de uma semana. Logo depois, seu barco sofreu avarias que também complicaram sua navegação.
A sorte de Brad mudou apenas quando cruzou a área de Doldrums, localizada próxima ao Equador. O norte-americano conseguiu passar esta parte do trajeto, considerada uma das mais complicadas pela baixa pressão, rapidamente. No fim, após perder a vantagem em relação à Gutek, o vencedor usou sua experiência para abrir quase 600 milhas do concorrente e cruzar o ponto final da perna bem à frente, garantindo assim 12 pontos na geral e também um prêmio de 24 mil euros.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 17, 2010