Veleiro de Van Liew nos mares do Sul (foto: OnEdition/ Divulgação)
O velejador americano Brad Van Liew venceu nesta sexta-feira a Velux 5 Ocean, reagata de volta ao mundo em solitário, após oito meses e dez dias no mar. O comandante chegou ao porto de La Rochelle, na França, às 18h52 no horário da prova (15h52 Brasília). A largada da competição aconteceu na manhã do dia 17 de outubro de 2010, com quatro veleiros saindo de La Rochelle.
Ao todo, foram 29.600 milhas náuticas (cerca de 54.820 quilômetros) navegadas desde outubro passado, com paradas na Cidade do Cabo (África do Sul), Wellington (Nova Zelândia), passagem pelo Cabo Horn até Punta Del Este (Uruguai), Charleston (Estados Unidos) e a chegada em La Rochelle.
Brad Van Liew foi o melhor em todas as etapas, inclusive a última, que durou 12 dias. Nascido na Califórnia, o velejador de 43 anos teve seu primeiro contato com o esporte já aos sete.
Seu veleiro, o Le Pingouin, é da classe Eco 60, com cerca de 18 metros. A Eco 60 foi criada em 2010 e fez sua estreia em competições na Velux 5 Oceans. Composta pelos Open 60 lançados antes de 2003 classe desenhada inicialmente para competir na Volvo Ocean Race , a ideia é aumentar o número de velejadores solo no mundo por meio de embarcações que sejam mais viáveis economicamente. Para tanto, foram criadas regras específicas para limitar custos.
Oito meses de desafios – Desde a largada os quatro velejadores solitários enfrentaram problemas e tempestades durante as etapas da 5 Ocean, que rendeu até uma parada não planejada no Brasil. O polonês Zbigniew Gutkowski teve avarias em seu barco e uma costela quebrada após enfrentar tempestades no Atlântico, próximo do equador, e teve de voltar para Fortaleza (CE).
Os próximos veleiros são esperados ainda neste fim de semana em La Rochelle, para o fim desta edição da 5 Oceans.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: maio 27, 2011