Uma expedição norte-americana formada por alpinistas experientes como Alex Lowed e Conrad Anker planeja chegar ao cume do Shishapangma, na China. Nada demais, afinal todo ano há gente escalando esta montanha vizinha do K2. A novidade é que o grupo pretende descer os 8.013m esquiando.
Eles sairão dos EUA no próximo sábado e devem chegar ao acampamento base do Shishapangma, no Tibet, no dia 22. A aclimatação será em 21 dias esquiando os maiores picos do vale Chongdui. A estratégia é escalar e esquiar a 14ª maior montanha do mundo em apenas um dia, a partir da chegada ao acampamento avançado. Os seis alpinistas querem subir sem oxigênio pela via Suíço-Polonesa, descrita como a mais curta e rápida, e descer pela mesma rota com esquis, num feito inédito.
A via possui uma descida de 2.200m initerruptos do pico ao acampamento base. Além disso, é a que oferece as melhores condições para o esqui e apresenta chances reduzidas de avalanche. Menos de 20 pessoas no mundo já esquiaram de picos acima dos 8 mil metros e nenhuma tentativa foi oficialmente documentada.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 21, 2017