Ed Baird é o favorito à vaga de timoneiro do Alinghi na America´s Cup (foto: Ivo Rovira/ Alinghi)
No dia 23/06 começa a 32ª Americas Cup, que será disputada pelo defensor do título Alinghi e o vencedor da Louis Vuitton Cup Emirates Team New Zealand, em Valência, na Espanha. O grande suspense deste duelo fica por conta do Alinghi que, desde a saída do experiente Russel Coutts, não definiu seu novo timoneiro. A equipe disse que só irá divulgar seu nome um dia antes da primeira regata, ou seja, dia 22/06.
Nas últimas atuações do barco suíço, três nomes têm se revezado na função, são eles: os americanos Ed Baird e Peter Holmberg e o alemão Jochen Schuemann. No mundo da vela, a maioria aposta no nome de Ed Baird, de 49 anos. Em seu currículo, constam três participações da Americas Cup, em 1995, 2000 e 2003, além de ter sido campeão mundial da classe Laser, em 1980.
Outra pista que indica o nome de Baird como favorito é o fato dele estar treinando como timoneiro juntamente com o comandante da equipe Brad Butterworth. Acredita-se que Peter Holmberg, de 46 anos, seja a segunda opção, cujo estilo é mais agressivo, enquanto Baird é mais cauteloso, porém certeiro.
Independente de quem seja o escolhido, ele terá que enfrentar o jovem, porém experiente Dean Barker. O neozelandês de 34 anos, que é o timoneiro e também comandante do Emirates Team New Zealand, também participou da competição em três edições anteriores além da atual, sempre pela mesma equipe, a neozelandesa. Barker mostrou sua força e talento ao garantir a bela vitória de 5 a 0 no italiano Luna Rossa Challenge na decião da Louis Vuitton.
Na última regata oficial entre Alinghi e Team New Zealand, na final do 12º ato da Louis Vuitton, Barker venceu Holmberg de 2 a 1. Em 2006, os neozelandeses venceram quatro das cinco disputas, sendo que os kiwis utilizavam o barco novo e os suíços, a versão 2003.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 15, 2007