Webventure

Ametur: Albert e Julyana Machado vencem


Julyana (à esq.) e Roberta após a prova. (foto: Jorge Nicola)

Uma confirmação e outra grande surpresa marcaram a segunda etapa da Copa Ametur de mountain bike, disputada na manhã deste domingo, na cidade de Santa Luzia (MG). A confirmação ficou por conta do carioca Albert Morgen, que venceu na Elite Masculina e ratificou a condição de favorito ao título.

Já a surpresa foi reservada pela brasiliense Julyana Machado. Ela superou Roberta Kelly e Érika Gramiscelli e faturou pela primeira vez a vitória na Elite Feminina da Copa Ametur. A argentina Noelia Rodrigues, vencedora da etapa de abertura, não esteve em Santa Luzia, pois disputa etapa do Mundial na Suíça.

A prova deste domingo começou com sol tímido, mas terminou com muito calor. E as maiores dificuldades dos bikers foram duas incríveis subidas, na pista de pouco menos de cinco quilômetros montada dentro do Mega Space.

Prevaleceu então o condicionamento físico. Albert Morgen, da equipe Amazonas Sundown, se manteve no bloco dos líderes até a terceira volta, quando impôs forte ritmo e abriu distância. Ele terminou mais de um minuto e meio à frente de seu companheiro de equipe, o brasiliense Abraão de Azevedo, que vencera a etapa passada. A terceira posição ficou com Edvando Souza Cruz.

Agora Albert e Abraão dividem a liderança na classificação geral e decidirão o título na terceira e última prova, marcada para o dia 4 de julho, no Hotel Fazenda Pedro do Sino, em Carandaí (MG). Com dois terceiro lugares, Edvando também tem chances matemáticas, mas corre por fora.

Entre as mulheres – Sem a presença de Noelia, a aposta geral era de que Érika e Roberta fariam o duelo pela primeira colocação. Mas isso aconteceu apenas na primeira volta. A partir daí, Roberta conseguiu vantagem e Érika passou a ficar para trás.

Tanto é que foi ultrapassada por Julyana Machado, da Amazonas Sundown. A brasiliense, então, iniciou a caçada à Roberta e foi tirando a diferença volta a volta. Na última, Julyana pedalou forte e venceu com relativa folga.

O resultado embolou por completo a classificação geral. Érika, que foi terceira hoje, havia sido a segunda. Roberta fora terceiro e conseguiu o segundo lugar em Santa Luzia. Já Julyana terminou a primeira etapa em quarto antes de vencer hoje.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola