Webventure

Ametur: apesar de poucos, estrangeiros vão bem


Atual campeã Noelia venceu 1ª etapa na Elite. (foto: Jorge Nicola/Webventure)

A organização da Copa Ametur esperava pela presença de até 22 bikers estrangeiros na primeira etapa da temporada 2004. Mas apenas três atletas de fora do Brasil estiveram em Araxá (MG) no último domingo para participar da prova que contou pontos para o ranking da UCI.

Apesar de estarem em pequena quantidade, os três gringos deixaram o país com bons resultados todos estiveram no pódio. O melhor deles foi a argentina Noelia Rodrigues, que venceu a categoria Elite Feminino. Ela é a atual campeã da Copa Ametur entre as mulheres.

Também na Elite Feminino a chilena Francisca Salas, campeã do Pan-americano de MTB no ano passado, obteve a quinta colocação em sua primeira participação na prova brasileira. O terceiro estrangeiro foi Nahuel Andrada, da Argentina, que terminou em sexto na Elite Masculino.

Todos integram a equipe Zenith. Eles chegaram a Araxá (MG) na quarta-feira e deixaram o país na manhã de ontem. Mas engana-se quem pensa que os três voltaram para seus países. Eles foram para Quito, no Equador, onde irão se preparar para disputar o Pan-americano, que acontecerá no fim do mês.

“Vamos ficar bastante tempo longe de casa, mas vale a pena, pois queremos vencer no mountain bike”, conta Nahuael, que reside no sul da Argentina.

Esvaziado – Para os organizadores da Ametur, a baixa presença de estrangeiros tem uma explicação simples: “Faltou dinheiro para o pessoal, que optou por ir ao Pan-americano. Se viessem para cá, eles não teriam grana para depois irem até o Equador participar do Pan”, afirma Tadeu Monteiro.

“Mas na segunda etapa a tendência é que esse número de estrangeiros cresça bastante”, acredita o organizador.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola