No próximo domingo (18), acontece pela primeira vez a Copa Ametur de Corrida de Aventura, uma inovação da Ametur, que faz há seis edições o Copa Ametur de Mountain Bike. Agora, a organizadora aposta na corrida de aventura, esporte que cresce cada vez no país em número de participantes.
O cenário escolhido para a primeira da três etapas que acontecerão este ano é a belíssima cidade de Ouro Branco (MG), a 96 km da capital Belo Horizonte. O município é calmo e reconhecido nacionalmente pela importância histórica na formação do Estado de Minas Gerais e do Brasil colonial.
Ouro Branco faz parte do Circuito do Ouro, foi passagem obrigatória da Estrada Real e está inserida numa das mais belas regiões do estado, com natureza preservada e em meio a uma suntuosa serra que leva o mesmo nome da cidade.
A largada da corrida de aventura acontecerá as 8h30 no centro de Ouro Branco. O local será divulgado somente na véspera da prova, para evitar que atletas e até mesmo as equipes possam treinar antes, o que tornaria a competição desleal.
Inovação – Os atletas podem optar entre três categorias: Dupla Amadora, em que os competidores enfrentarão um percurso de 50km; Dupla Graduada, um pouco mais, com 60km; e categoria Solo, 55km. A categoria Solo, como próprio nome diz, é aquela em que o atleta pode fazer a corrida sem equipe. Queremos promover um evento com diferencial, então resolvemos criar a Solo para conhecer o atleta mais completo da prova, disse Rogério Bernardes Ferreira, organizador da Copa Ametur.
Mais de 100 competidores já estão inscritos na etapa, que terá as modalidades trekking, mountain bike, rapel na cachoeira e natação. Esta corrida de aventura da Ametur (Associação Mineira das Empresas de Turismo Rural) é uma nova experiência para os organizadores, que há anos organizam a Copa Ametur de Mountain Bike, conhecida como uma das maiores provas do esporte no Brasil.
Queremos diversificar os esportes na Copa Ametur, e estamos pensando até em fazer uma Copa Ametur de xadrez também, explicou Rogério. Tudo para aumentar o turismo na região.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure