. (foto: )
A primeira Copa Ametur de Corrida de Aventura, foi realizada domingo (18) na cidade de Ouro Branco, a 96 km de Belo Horizonte. A preferência por categoria Solo e Duplas foi confirmada pela presença de 95 atletas, que largaram em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio, uma capela do século XVII tombada pelo patrimônio histórico nacional que fica bem no centro da cidade. Veja galeria de Fotos!
Os competidores foram divididos em três categorias: Dupla Graduada, que percorreu 60km, Dupla Amadora, com um trajeto de 50km e categoria Solo, que percorreu 55km. O primeiro atleta a cruzar a linha de chegada, após 7h20min foi Marco Aurélio Farinazzo, um mineiro de 36 anos que competiu na categoria Solo.
Farinazzo conta que a prova foi bastante técnica e o que ajudou a vencer foi seu lado psicológico e o bom preparo físico. “Competir sozinho é bom, mas requer o dobro de atenção, é um esforço pessoal, a gente tem que fazer tudo sozinho, andar, orientar, pedalar”, relata. Ele foi o primeiro atleta a vencer na categoria Solo que é uma novidade em corrida de aventura lançada pela Copa Ametur.
Duplas – Já na categoria Dupla Amadora os primeiros a chegar foram Gustavo Sales e Gustavo Alvarenga, da Equipe Gugubabu, de São João Del Rei, com o tempo de 7h44min. Os dois consideraram que o trabalho em equipe e a Orientação foram os diferenciais deles na primeira etapa da Copa Ametur de Corrida de Aventura. “A gente se perdeu um bom tempo, mas isso não chegou a nos prejudicar, voltamos para a trilha certa e continuamos, tem que ir é pela orientação mesmo, não tem erro”, constata Gustavo Alvarenga.
A primeira Dupla Graduada cruzou a linha de chegada à noite. Os mineiros Leonardo Gomes Leite e Alexandre Machado, da Equipe Quatro Cantos do Mundo, percorreram os 60 km em 9h46min. Apesar de cansados, os dois acharam a prova excelente, mas bem puxada. Os atletas destacaram também a importância do trabalho em equipe que eles vêm desenvolvendo há um ano.
“Se não fosse um ajudando o outro nós não conseguiríamos. Em alguns momentos mais críticos o pior não é nem o estado físico, é o psicológico. E em dupla é mais fácil, quando eu estava desanimado, o Leonardo me ajudou muito e vice-versa”, avalia Alexandre Machado.
Confira a abaixo os primeiros classificados em cada categoria:
Dupla Graduada:
1) Leonardo Leite e Alexandre Machado – Equipe Quatro Cantos Do Mundo
2) Gustavo Caixeta e Fernanda Moura – Equipe Craft/Camelback/Intertrilhas
3) André Horta e Ézio Rubiolli – Equipe Se não aguenta bebe leite
4) Gabriel Pinheiro e Pedro Marques – Equipe D’Xavantes
5) Cristiano Stancioli e Gustavo de Andrade – Equipe Descendo a Lenha Aventura
Dupla Amadora:
1) Gustavo Alvarenga e Gustavo Sales – Equipe Gugubabu
2) Alexandre Fellipe e Henrique Martins – Equipe SPF – MG
3) Joana Somers e Dionísio Carvalho – Equipe Djow Jow
4) Fabiano Coimbra e Renata Carvalho – Equipe Braúna Jovem
5) Henrique Trópia e Pedro Torquetti – Equipe Tamanduá Bandeira
Solo:
1) Marco Aurélio Farinazzo
2) Frederico Dutra
3) Ricardo Yamaguchi
4) Marco Túlio Costa
5) Kellen Kalazans
Mais duas etapas da Copa Ametur de Corrida de Aventura acontecem este ano. A próxima é em Carandaí (MG), em data a ser confirmada, e a terceira etapa no segundo semestre, em local ainda ser definido.
Mais informações em www.copaametur.com.br
A Copa Ametur de Corrida de Aventura tem patrocínio de CURTLO. Apoio: Da Matta Design, By e Webventure. Parceiros: Governo do Estado de Minas Gerais, Sebrae MG, Senac, Instituto Estrada Real e Descubraminas.com.br. Realização e Organização: Ametur e Planeta Aventuras.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure