Paratti2 (foto: Fotocom.net)
Amyr Klink sairia hoje, dia 28, em direção à Antártica para realizar a primeira fase do seu projeto Viagem à China, patrocinado pela Petrobrás. Amyr teve de adiar sua partida para quarta-feira, dia 30, para dar tempo de fazer os últimos ajustes na sua embarcação.
Mesmo contando com uma equipe de 30 pessoas trabalhando nos últimos detalhes de seu barco, o tempo não foi suficiente. Tudo para dar ao Paratii2 condições perfeitas de enfrentar as situações extremas de mar, vento e temperatura que encontrará pelo caminho.
“O mais difícil não é enfrentar uma onda de 25 metros, nem estar sem mapas. O que requer mais precisão é organizar a viagem. Frio a gente resolve com roupa, mau tempo a gente resolve com estratégia… O mais complicado é montar o projeto e viabilizá-lo”, diz Amyr Klink, que supervisiona de perto cada detalhe na preparação do barco.
“Nesta etapa inicial da Viagem à China, tentaremos fazer a primeira experiência navegável no Mar de Bellingshausen, que é uma região ainda não cartografada. Tenho barco e tripulação capazes para isso. O Paratii 2 pode navegar em águas de apenas 1,50m de profundidade e tem autonomia de combustível de três anos. E combustível é vida, sem ele não há energia, não há calor, não há comunicação”, afirma Klink, que estará carregando 31 mil litros do óleo diesel especial que a Petrobrás desenvolveu para o projeto.
O diesel para ser utilizado em motores, aquecimento e geração de energia é 40% menos poluente, não congela em baixas temperaturas e pode ser estocado por três anos sem perder as características.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini
Last modified: janeiro 28, 2002