Klink parte para nova expedição dia 22 de janeiro. (foto: Luciana de Oliveira / Arquivo Webventure)
Amyr Klink chega hoje ao porto de Santos a bordo do Paratii2. Ele está de volta depois de dois meses na Espanha trabalhando na finalização de sua nova embarcação. A equipe trabalhou 1.400 horas na construção do Paratti2, no estaleiro espanhol.
O navegador passou a virada do ano ao lado de outros três tripulantes (Marcão, Crespo e Zezinho) no Oceano Atlântico, pouco acima da linha do Equador. Mas Klink não terá muito tempo para descansar. No próximo dia 22 de janeiro, o Paratii2 estará de partida para a Antártica, em expedição que tem como destino o extremo sul do continente gelado.
A embarcação– O veleiro tem 30 metros de comprimento, 8,5 metros de largura e 100 toneladas. Foi construído durante seis anos em Itapevi e 8 meses no Guarujá. Após três meses de testes nas águas de Santos, o Paratti2 percorreu suas primeiras milhas. Logo no primeiro mês a tripulação percebeu que o barco era mais possante do que se imaginava. Viram assim a necessidade de trocar os pequenos lemes e piloto automático do veleiro por outros de navios de pequeno porte.
Dia 1° de novembro do ano passado foi feito o primeiro passeiodo Paratii2. E, recém-inaugurado, apresentou um pequeno problema: um vazamento nas válvulas dos escapamentos, decorrentes do tipo de material com que foram construídas e que foi corrigido em Paraty (RJ).
Agora tudo está perfeito. “O barco está voando. Velejamos 250 milhas por dia. Com ventos de 10 nós, conseguimos andar a 7 nós. E cada motor está consumindo, por hora, 14 litros de diesel especial da Petrobrás, o que é bem econômico. Na ida para a Espanha o motor trabalhou 21 dias seguidos numa boa”, conta Klink . O pequeno navio, como é chamado, irá levá-lo à China, viagem que faz parte do projeto Petrobrás Global, agendada para 2003.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini