Após o período de aclimatação, os brasileiros Ana Elisa Boscarioli e Roman Romancini e o inglês Andrew Chandler, planejam atacar o cume do Ama Dablam (6.856m), no Himalaia, no próximo dia 4 de novembro.
Eles retornaram hoje ao acampamento base e devem descansar até amanhã. “A montanha realmente é belíssima e a escalada também. É uma montanha bem mais difícil que qualquer outro 7.000 metros. Nós saímos do Campo Base, fomos até o Acampamento 1 (5.700 metros) e depois para o Acampamento 2 (6.000 metros). De lá voltamos, dormimos novamente no C1 e descemos até o Campo Base finalizando a aclimatação”, disse Ana Elisa, por meio de telefone satelital.
A brasileira explica ainda que a escalada do Campo Base até o Acampamento 1 é em rampas com pedras grandes soltas. “Quando saímos do C1 para o C2 a crista continua com misto de gelo e rocha e é uma escalada bem técnica, difícil e a gente leva cerca de três horas para completar este percurso. No fim tem uma torre de rocha bem vertical que tem cerca de 50 metros onde usamos as cordas fixas e jumar para ajudar na
ascensão”, disse a escaladora.
Início da subida – O início da ascensão ao cume começará no próximo domingo (2). O trio irá até o Acampamento 1 e depois direto para o 3. Isso tudo vai depender do clima porque o tempo fechou novamente”, explica.
Este texto foi escrito por: Webventure