Foto: Pixabay

Ana Elisa deixa o Everest e chega em Pheriche; ouça os áudios direto do Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Ana Elisa Boscarioli (foto: Adventure Consultants)
Ana Elisa Boscarioli (foto: Adventure Consultants)

Ana Elisa Boscarioli, a primeira brasileira a chegar no cume do Everest, terminou o trekking de seis horas do campo base da montanha (5.200m) até Pheriche (4.200m) e amanhã segue para Namche Bazar (3.400m), de onde voa para Katmandu. A chegada em São Paulo está prevista para a manhã do dia 31 de maio, no Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica), em Guarulhos (SP).

O chamado Projeto Mulher Brasileira no Topo do Mundo, financiado pela própria Ana Elisa, fez dela a primeira mulher brasileira escalar o Monte Everest, a 8.844m. Ana Elisa realizou sua escalada pela face sul (Nepal), com a agência de montanhismo Adventure Consultants e utilizou cilindros de oxigênio suplementar.

No ano passado, em setembro, Ana Elisa foi a primeira brasileira escalar o Cho Oyu (8.201m), no Tibete, também com a Adventure Consultants e uso de oxigênio suplementar.

O amigo Vitor Negrete – Ana Elisa contou que procurou caminhar sozinha, pensando em seu amigo Vitor Negrete que ficou na montanha. Ela parou num memorial onde são colocados nomes das pessoas que morrem no Monte Everest. “Parei ali, fiz uma oração e me despedi dele”, disse a médica e montanhista.

Em 2003, Ana foi guiada por Vitor na rota direta da Glaciar dos Polacos, no Monte Aconcágua (6.962m). Com o amigo, que morreu na semana passada na descida do Everest, Ana e outros montanhistas participaram da escalada invernal ao Aconcágua, em julho de 2004.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 23, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure