Expedição de brasileiros está a 3.300 metros. (foto: Divulgação)
A montanhista Ana Elisa Boscarioli e outros dois brasileiros já estão no Acampamento 3 do Monte McKinley, no Alasca. A expedição que conta com também com Roman Romancini e Eduardo Kepper alcançou 3.300 metros de altura nesta madrugada.
O frio segue sendo o maior adversário dos montanhistas. O tempo estava encoberto e eu acabei não passando muito protetor solar e acabei me queimando. Mas estou tranqüila, conta Ana Elisa, que disse por telefone via satélite estar com queimaduras na pele. Foi muito difícil subir com todo peso, mas chegamos inteiros.
Primeira brasileira a chegar ao topo do Everest, Ana Elisa optou por levar quase 20 quilos na mochila, enquanto o restante foi no trenó. Após a cansativa caminhada, ela e os demais ainda tiveram de cavar a neve, serrar o gelo e construir paredes de proteção para as barracas, em razão das fortes correntes de vento no Acampamento 3.
De acordo com Roman, os próximos dias deverão ser menos duros, no que diz respeito ao tempo. Pelo que temos de notícias, no começo de junho o tempo deve melhorar bem, e acredito que vamos conseguir nosso objetivo dentro do prazo imaginado, afirma o escalador. Apesar de muito cansados, estamos todos bem, completa.
O jornalista Clayton Conservani foi o único a ter problemas, até o momento. O Clayton está com uma bolha no pé, mas a doutora Ana já está cuidando dele. E estamos abrigados, derretendo neve para fazer água e uma comidinha quente, finaliza Roman.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 25, 2007