Foto: Pixabay

Ana Elisa se encanta com a Khumbu Icefall no Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Ana Elisa no acampamento 3 do Cho Oyu: o desafio agora é o Everest (foto: Adventure Consultants)
Ana Elisa no acampamento 3 do Cho Oyu: o desafio agora é o Everest (foto: Adventure Consultants)

A escaladora Ana Elisa Boscarioli enfrentou hoje pela primeira vez a Khumbu Icefall – a Cascata de Gelo da face sul do Everest. “Subimos 2/3 da Cascata e eu que gosto de escalada técnica em gelo, adorei. Os guias chamam o lugar de playground e, realmente, para quem gosta de escalar usando crampons e piquetas é um lugar perfeito”, contou Ana Elisa direto do acampamento base da montanha.

“A paisagem é muito peculiar, eu nunca vi nada igual. É algo especial estar lá dentro. Parece clara em neve que colocaram para escorrer montanha abaixo. É muito lindo, inexplicável”, complementou.

Amanhã a escaladora e outros membros da expedição irão passar por toda a cascata (o que deve demorar cerca de seis horas) e seguir para o acampamento 1, a 6.400 metros de altitude. A aclimatação continua com a subida até o acampamento 2, a 6.900 metros, para depois retornar ao acampamento base, de volta aos 5.300. Esse percurso deve durar três dias.

“Será o primeiro grande ciclo do processo de aclimatação. Aí descansaremos por alguns dias, fazemos outro grande ciclo, provavelmente desceremos até Periche, descansaremos para começar o ciclo final e aí atacar o cume”, disse. Segundo ela, a expedição já tem data marcada para a chegada no cume do Everest. “Por logística, o ataque está marcado para acontecer entre os dias 15 e 17 de maio, mas vai depender do clima e da janela de bom tempo chegar”, adiantou a escaladora.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: abril 17, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure