Ana Elisa durante a escalada no Everest. (foto: Divulgação)
Primeira brasileira a atingir o cume do Monte Everest, a escaladora Ana Elisa Boscarioli parte para o Alasca, disposta a alcançar o topo do Monte McKinley. E a data é especial: um ano atrás, ela conquistava a maior montanha do mundo.
Para não deixar a data passar despercebida, Ana Elisa resolveu dar seqüência ao projeto Sete Cumes, no qual ela pretende chegar ao topo das sete maiores montanhas do planeta. Além do Everest e do Aconcágua, já conquistados, estão nos planos o McKinley, o Elbrus, o Maciço Vinso e a Parede Carstensz.
No Alasca a cirurgiã plástica terá a companhia de três brasileiros (Roman Romancini, Eduardo Keppke e Clayton Conservani), um inglês (Andrew Chandler) e um equatoriano (Pepe). “Chegar ao cume do Monte Everest no dia 19 de maio do ano passado foi a realização do meu grande sonho”, revela.
O estímulo foi tal que Ana Elisa não consegue mais parar de pensar em superar desafios. “Achei que a partir daí não sentiria mais vontade de retornar à alta montanha. Mas elas têm um poder de atração inexplicável e eu não poderia comemorar o primeiro aniversário da realização do meu grande feito senão escalando outra montanha”, admite.
O desafio – O Monte McKinley tem 6.194 metros de altitude e é a montanha mais alta da América do Norte. Suas principais dificuldades são o clima, extremamente instável, e o fato de que todos têm que carregar toda sua carga (uma parte na mochila e o restante num trenó), além de terem que atravessar glaciares com muitas fendas.
Eu me preparei muito para esta montanha. O Edu, meu personal, estabeleceu um treinamento bem específico e eu fazia cerca de três horas de escada carregando uma mochila bem pesada. Além disso, tivemos a preocupação de atualizar nossos conhecimentos de travessia e resgate em gretas. Seria um grande presente de aniversário, finaliza.
Projeto Sete Cumes
(*) já realizados
Este texto foi escrito por: Webventure