Foto: Pixabay

Análise: Jipe Stark conseguirá se firmar no mercado brasileiro?

Redação Webventure/ Offroad

Stark foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)
Stark foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)

No dia 08/12/2009, saiu na internet que o Stark, jipinho da Catarinense TAC, estava entrando em produção. No dia seguinte escrevi uma matéria comentando sobre o fato e baseado no que se tinha de dados comentando que o valor do jipinho ficaria na faixa dos R$ 90 mil.

Na sexta-feira (11/12/2009) uma matéria no G1 afirmava que a partir da segunda-feira (14/12/2009) a TAC começaria a entregar as primeiras 25 unidades vendidas no Salão do Automóvel de 2008 e a produção oficialmente começa em Janeiro de 2010 com 12 veículos mês com crescimento gradativo para atingir 220 veículos/mês em 2011. Um verdadeiro feito! Afinal crescer a produção em quase 20 vezes em apenas um ano é um grande pulo. Mas será que existe mercado para isso?

Preço
Com preço anunciado de R$ 98 mil, o Stark entra no segmento 4×4 custando mais caro que seus concorrentes diretos, segundo a própria TAC. Com isso os únicos atrativos para seus futuros clientes serão: “novidade” e “design”. O preço é salgado, mas sabemos que barato não poderia ser, uma vez que ainda não é um veículo em escala de produção e que por ser novidade é possível, sim, cobrar mais caro.

Garantia
Sem rede autorizada no país os clientes ficaram a mercê da fábrica, único local que fará a assistência técnica até o credenciamento de oficinas. Aqui o cliente que estiver longe da TAC sofrerá com a manutenção da garantia.

Dados técnicos
Tração 4X4 com reduzida, motor turbo-diesel 4 cilindros 2.3 de 127 cv e 30,6 kgfm de torque fornecido pela FIAT. O Stark tem 4 m de comprimento e 1,88 m de largura, com ângulo de ataque de 49 graus e 44 graus de saída (com estepe). O veículo tem suspensão independente e vem equipado com pneus de 16’’ de uso misto (50% terra e 50% asfalto) e bloqueio de diferencial no eixo traseiro. Direção hidráulica, ar-condiconado, vidros, travas e retrovisores elétricos, farol de neblina, volante regulável e mais alguns opcionais.

Mercado
Segundo Carlos Eduardo Simal da Costa, gerente de pós-venda e qualidade da marca, ao portal G1. O Stark é o meio termo entre a TR4 da Mitsubishi e Troller da Ford. Onde teria a desenvoltura do Jipe Cearense e o conforto do Jipe da Mitsubishi. O Jipe está voltado para o consumidor classe A, segundo informa.

Provavelmente veremos muitos Starks rodando nas ruas, a mulherada vai achar o jipinho simpático e como acontece atualmente com muitos Trollers, o jipinho será mais um carro mais urbano do que off-road, principalmente porque, embora seus atributos técnicos sejam louváveis, seu preço é bem salgado e sua assistência técnica precária durante um bom tempo.

* Sérgio Holanda é apaixonado por off-road e um dos organizadores da Expedição Transmazônica Challenge.

Mitsubishi TR4 – A partir de R$ 66.790 (MT GLS) a 72.790 (AT completa)

  • Pontos positivos: com designer novo (modelo 2010), mercado quente entre usados, ampla rede de assistência técnica e oficinas, mercado de reposição amplo, ótimas características off Road comprovadas no mundo inteiro. Não possui motor diesel, mas tem o propulsor é flex e com ampla garantia de reposição e manutenção. Opção de câmbio automático, ideal para quem faz uso urbano do veículo e auxilia em uso off Road em alguns casos e para os que ainda não possuem muitas habilidades no trato com as marchas em off Road.
  • Pontos negativos: baixa autonomia, consumo elevado para um motor 2.0, suspensão dura (normal em um jipe).

Troller T4 – R$ 90 mil

  • Pontos positivos: consagrado motor 3.0 MWM (163cv), com tração 4×4, reduzida, LSD no diferencial traseiro, freio a disco nas 4 rodas, direção hidráulica, ar-condicionado, capota removível, veículo com grande aceitação no mercado e alto valor de revenda, rede autorizada em todo País, peças e mão de obra disponível na maioria das oficinas.
  • Pontos negativos: custo alto de revisão e manutenção, suspensão dura (normal em um jipe), dependendo do local o seguro é elevado.

Outros veículos
Comparando com alguns veículos 4×4, zero km, até R$ 10 mil reais a mais que o Stark e outros mais em conta:

  • Pajero Sport V6 Flex: SUV completa Automática (R$ 106 mil).
  • L200 Triton V6 Flex AT: Pick-up Cabine Dupla (R$ 99 mil).
  • L200 Outdoor HPE: Pikc-up diesel, motor 2.5 de 144 cv, completa com bloqueio traseiro e por R$ 86 mil.
  • Toyota Hilux STD: Motor 2.5l diesel de 102 cv e tração nas 4 rodas, com LSD no diferencial traseiro. R$ 86.500,00
  • Toyota Hilux SR: Motor 3.0l diesel de 163 cv, tração nas 4 rodas, com LSD na traseira e trio elétrico. R$ 101.300,00
  • Suzuki Grand Vitara 2010: Completo Automático, 140 cv por R$ 87 mil
  • Suzuki Jimny 1.3: motor de 85 cv em um jipe mais do que consagrado mundialmente pela sua agilidade e resistência. R$ 58 mil
  • Nissan Frontier 4×4: a partir de R$ 88 mil modelo XE mecânica
  • Ford Ranger 4×4: 3.0 diesel completa R$ 98 mil
  • Jeep Wrangler 4×4: por R$ 110 mil se leva um modelo Jeep com todos os acessórios de um grande veículo.

Estes foram alguns modelos na faixa de preço do Stark, mostrando assim o que o jipinho vai enfrentar no mercado, embora alguns não sejam jipes, mas por outro lado são veículos com mercado definido, 3 anos de garantia e de marcas conceituadas.

O Stark está chegando ao mercado com um preço muito elevado, ponto negativo para sua estratégia de lançamento, muitos concorrentes com preços inferiores, mercado certo, rede de assistência e peças, garantia média de 2 anos a mais e outros dados que pode fazer do Stark um mico de mercado.

O Jipinho nacional, assim como o Troller teve no seu lançamento, terá uma grande via crucis pela frente e dependerá única e exclusivamente da TAC o seu sucesso. Seja investindo em marketing, redução do preço final, assistência técnica, subsidiando custos ou mesmo uma Join Venture com alguma grande montadora que queira entrar neste seguimento. Com exemplo temos a VW entrando forte no mundo 4×4 com a Pick-up Amarok e recentemente a compra de 19,9% da Suzuki, com planos futuros de aquisição completa.

Lembrando que quando o Troller chegou ao mercado, em 1998, os seus concorrentes eram em menor número e sem grande destaque no mundo off-road. O Stark está entrando em um mercado já firmado e com grandes concorrentes.

Vamos aguardar e torcer que tenhamos mais um bom veículo 4×4 para poder escolher na hora da compra, afinal beleza o Stark tem de sobra, ficha técnica bem resolvida, mas falta humildade no seu preço.

Este texto foi escrito por: Sérgio Holanda*, especial para o Webventure

Last modified: dezembro 22, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure