Webventure

Análise: Kleber Tinoco avalia a quarta etapa do Rally dos Sertões


Vitória tripla da Volkswagen (foto: André Chaco/ www.webventure.com.br)

A convite do Webventure, Kleber Tinoco, organizador do Rally RN 1500, fará comentários diários sobre o Rally dos Sertões 2009. Acompanhe:

O “mais longo dos dias”, cuja especial teve 373 quilômetros repletos de variáveis, com alternância de trechos travados e rápidos e muita navegação, não reservou surpresas para o resultado do rally.

Conferindo os resultados extra-oficiais de hoje, posso avaliar que a história escrita até aqui seguirá mesmo o seu curso, com alguns ponteiros atingindo a tão desejada “zona de conforto” resultante das diferenças de tempo e começando a se acomodar nos seus limites, excluindo praticamente qualquer possibilidade de se expor a riscos desnecessários. A meta dos lideres é tentar manter tudo sob controle até chegar a Natal…

Motos
Mais uma vez deu Zé Hélio na cabeça, são quatro vitórias em quatro etapas!
Com o resultado de hoje ele abre uma diferença de 39 minutos para Denísio Nascimento que fez o 3º melhor tempo do dia e ocupa o 2º lugar na geral. Deni foi pego pelo radar na etapa de ontem e penalizado em 1 minuto.

Os estrangeiros deram o ar da graça novamente: o polonês Jakub Przygonski fez o 2º tempo na especial e o português Pedro Bianchi foi o 5º colocado, logo atrás de Juca Bala.

Juca ocupa o 3º lugar na geral, com Guto Klaumann em 4º e Rodoplho Mattheis em 5º. Considerando as pequenas diferenças de tempo e o fato de estarmos apenas no quinto dia de prova, é mais provável que haja mudanças de posições entre os pilotos que ocupam da 4º a 10º colocações.

Entre os destaques de hoje está o retorno de Ike Klaumann que teve problemas mecânicos na etapa de ontem e a ausência de Tiago Fantozzi, que sentindo fortes dores nas pernas em função do acidente na 2ª etapa optou por não largar hoje.

Quadriciclos
Se alguém está na “zona de conforto” é o mineiro Cristiano Souza, ele venceu mais uma etapa e Carlo Collet foi novamente o segundo com o paraibano Heronaldo Andrade em terceiro. Graças a esse resultado, Cristiano aumentou a sua vantagem na geral e abriu 1h02m de Collet que ocupa a segunda posição com uma “folga” de 2h21m para Bruno Leão, terceiro colocado. Se tiver muito juízo e determinação, acredito que o mineiro leva essa, lembrando que Collet anda forte e tem experiência suficiente para dar o bote se ele vacilar.

Carros
Confortável mesmo está a equipe Volkswagen que obteve mais uma vitória tripla na etapa de hoje e deve levar mais um “Sertões” para casa. Resta saber se com Al Attyah ou com Sainz em primeiro, eu continuo apostando no espanhol. Mas Sainz levou pau hoje, de novo. Nasser Al Attyah venceu a especial e assumiu a geral do rally com uma vantagem de 1 minuto e 27 segundos para Sainz; Jean Azevedo ocupa a 3ª posição com 26 minutos de vantagem para Riamburgo Ximenes que está em 4º a 34 minutos de Roberto Reijers que vem em 5º, numa tocada segura e objetiva.

Excluindo os estrangeiros, acredito que muita coisa deve mudar entre os pilotos que ocupam as 10 primeiras posições.

Caminhões
A especial dos caminhões foi reduzida em praticamente 300 quilômetros, mas isso não importa, pois continua a saga sertaneja de Edu Piano, que venceu de novo com Amable Barrasa em segundo e Guido Salvini em terceiro. A vantagem da equipe Ford continua na casa dos 18 minutos. Mas não custa lembrar: ainda temos muito rally pela frente.

5º dia
Amanhã o dia é teoricamente mais tranqüilo, se é que se pode afirmar isso sobre um dia de rally. Mas, em minha opinião, as coisas começam a mudar nos carros, vamos ver para crer!

Este texto foi escrito por: Kleber Tinoco, especial para o Webventure